domingo, março 24, 2013

Extracto polifenol de chá verde


Extracto polifenol de chá verde





O chá verde é derivado das folhas da planta denominada Camellia sinensis. É uma planta termogénica por excelência, que aumenta o metabolismo do organismo, permitindo que queime mais gordura quer em repouso quer em actividade física. Estimula também o SNC, facto que permite obter mais energia.
O extracto de chá verde é um bioflavonóide, potente no combate aos radicais livres. O chá verde contem um alto teor de polifenóis, uma classe de bioflavonóides. O extracto de chá verde apresenta um anti-oxidante potente, o galato de epigalocatequina ( GEGC ), cerca de 200 vezes mais potente que a vitamina E na função de neutralizador dos pró-oxidantes e radicais livres que atacam os lípidos cerebrais. O GEGC protege contra as infecções digestivas e respiratórias, ajuda a bloquear certos cancros promovendo acções anticancerígenas, tem propriedades para diminuir o colesterol total e o LDL subindo o HDL, e tem propriedades bacteriostácticas por bloquear a fixação de certas bactérias associadas às cáries dentárias. Os polifenóis de chá verde são estáveis numa ampla faixa de pH. O extracto de chá verde actua sobre o metabolismo das gorduras. Potente anti-oxidante, pode ter utilidade na perda de gordura, actuando sem aumentar a frequência cardíaca.

O chá verde é uma substância rica em polifenóis, principalmente catequinas. A principal, e mais abundante, catequina é a GEGC que possui potentes propriedades bioquímicas e fisiológicas, dentre as quais se podem destacar a estimulação do metabolismo lipídico pela combinação da ingestão de catequinas e a prática de exercícios físicos regulares.
O chá verde contem componentes polifenólicos que incluem flavonóis, flavandióis, flavonoides e ácidos fenólicos, que totalizam cerca de 30% do peso das folhas. A maioria dos polifenóis do chá verde apresentam-se  como  flavonóis,  predominando  nestes  as  catequinas,  sendo  as principais a epicatequina (  EC ),  3-galato  da  epicatequina  (  GEC ),  epigalocatequina  (  EGC )  e  3-galato  de  epigalocatequina ( GEGC ).
Uma típica chávena de chá, preparada com 1 g de folhas para 100 ml de água, contem 35-40 mg/100 ml de catequinas, a maioria das quais sendo o GEGC, e 6 mg/100 ml de cafeína.
Cerca de 50% das catequinas são epimerizadas pelo tratamento térmico que o chá sofre na sua confecção. A epimerização não altera significativamente a actividade anti-oxidante, a absorpção nem o metabolismo dos polifenóis do chá.
Normalmente os níveis plasmáticos de polifenóis são baixos, apresentando-se em concentrações micromolares, o que sugere que a ingestão deve ser feita várias vezes ao dia, de forma fraccionada, para um efeito benéfico à saúde.


Função das catequinas no metabolismo lipídico

O extracto de chá verde, contendo 25% de GEGC, reduz o apetite e aumenta o catabolismo das gorduras, em doses de 240-320 mg/dia de polifenóis. O efeito inibidor promovido pelo chá verde no ganho de gordura corporal resultou, pelo menos em parte, da redução da digestibilidade e do aumento da termogénese e do conteúdo proteico no tecido adiposo castanho pela activação do β-adrenoreceptor. Também os níveis séricos de leptina, insulina, IGF-I ( insulin-like groth factor I ) e LH diminuem pela acção do GEGC. Esta diminuição hormonal pode dever-se a um efeito secundário na ingestão alimentar.
GEGC também tem um efeito positivo sobre a termogénese em células adiposas castanhas.
As catequinas do chá verde promovem diminuição da gordura corporal e inibem o crescimento de muitas células cancerosas in vitro, por induzirem a apoptose. A GEGC tem a propriedade de inibir a adipogénese e induzir a apoptose dos adipócitos, bem como inibe, de modo dose dependente, o acúmulo de lípidos nos pré-adipócitos.
A ingestão de GEGC inibe a peroxidação lipídica e promove alterações na concentração de LDL modificada por malondialdeído ( LDL-MDA ), um marcador para a doença cardiovascular aterosclerótica.
O chá verde possui propriedades termogénicas e promove a oxidação da gordura. O chá verde é rico em flavonóides e vários dos seus polifenóis, como as catequinas e seus metabolitos, podem inibir a catecol-o-metiltransferase ( COMT ) que é a enzima responsável pela degradação da norepinefrina, reduzindo assim as suas concentrações nas junções sinápticas e sua interacção com adrenorreceptores. Devido ao importante papel do sistema nervoso simpático, e seu neurotransmissor norepinefrina, no controlo da termogénese e na oxidação da gordura, é compreensível que as catequinas, pela inibição da COMT, levem a um aumento do efeito da norepinefrina, potencializando a oxidação de gorduras pela activação da termogénese.

Benefícios do chá verde para a saúde

Os polifenóis do chá verde apresentam efeito protector anti-hipertensivo em doentes hipertensos, atenuando o desenvolvimento da hipertensão arterial, provavelmente pelas propriedades anti-oxidantes das catequinas, uma vez que o stress oxidativo, é sabido, estar envolvido na hipertensão, bem como nas doenças cardiovasculares. O consumo de chá verde leva à diminuição da tensão arterial pela acção dos polifenóis, das catequinas e dos flavonóis, como eliminadores de espécies reactivas de oxigénio e óxido nítrico, bem como quelantes de metais de transição. Outro mecanismo regulador associado à contracção do músculo liso é a fosforilação/desfosforilação da cadeia leve da miosina e a actividade da catalase, um varredor específico do peróxido de hidrogéneo.
Independentemente do processamento térmico, e consequente epimerização das catequinas, estas impedem a hipertrigliceridemia pós-prandeal por diminuirem a capacidade e velocidade da absorpção dos triglicerídeos no intestino, pela inibição directa da lipase pancreática. A hipertrigliceridemia pós-prandeal é um factor de risco para a doença coronária, e os estudos sugerem que as catequinas podem prevenir tal doença.
Também a absorpção intestinal do colesterol e α-tocoferol é diminuída pela acção das catequinas do chá verde.

Efeitos adversos atribuídos ao chá verde

Efeitos adversos podem incluir hepatopatias, obstipação, anorexia, insónia, hiperactividade, nervosismo, hipertensão, taquicardia e irritação gástrica. Altas doses de chá verde podem levar ao aparecimento de palpitações, cefaleias e vertigens pela presença da cafeína no chá verde.
O armazenamento do chá verde por longo tempo não é recomendável pois leva à perda dos compostos fenólicos.
O chá verde deve ser consumido no intervalo das refeições para não interferir com a biodisponibilidade de nutrientes provenientes das grandes refeições, como é o caso do ferro.

O polifenol E, substância presente no chá verde, parece atrasar a progressão do cancro da próstata conforme se observou pela redução significativa dos marcadores de progressão do cancro da próstata, nomeadamente o HGF ( factor de crescimento do hepatócito ), VEGF ( factor de crescimento vascular endotelial ) e PSA ( antigéneo específico da próstata ), sendo os 2 primeiros marcadores indicativos de metastização. Os resultados dos estudos mostraram redução significativa que chegou a 30% de diminuição da concentração desses marcadores.
Os polifenóis de chá verde têm acção positiva na prevenção da redução da densidade mineral óssea e cárie dentária.
A acção anti-oxidante dos componentes do chá verde é mais potente do que a da vitamina E, vitamina C, carotenos ou xantófilos. As catequinas do chá verde também têm acção antiagregante plaquetária.
O chá verde tem uma acção directa sobre as células gordas, inibindo a sua formação e induzindo à destruição dos adipócitos por apoptose.
O chá verde recupera as células envelhecidas da pele. Possui poder hidratante superior ao da água.
O polifenol reactiva as células da pele que estão morrendo, isso porque as células que chegam à superfície da pele começam a trabalhar com um metabolismo mais lento e se preparam para morrer, num processo que dura cerca de um mês, até serem substituídas por outras. Quando o polifenol actua sobre estas células epidérmicas, estas se reactivam, fabricando adenina e produzindo maior energia.
O GEGC tem propriedades capazes de inibir o crescimento de células cancerígenas, pode matar células cancerosas induzindo-lhes a apoptose sem prejudicar células saudáveis, pode reduzir os níveis de LDL-colesterol impedindo a formação de coágulos sanguíneos e limita os efeitos negativos do tabagismo e da gordura.
O chá verde pode ter acção benéfica nas seguintes patologias ou situações patológicas:
  • cancro
  • artrite reumatóide
  • hipercolesterolémia
  • doenças cardiovasculares
  • infecções
  • função imunitária diminuída

O chá verde tem as seguintes propriedades:
  • acelerador do metabolismo dos carbohidratos e lípidos
  • favorece a redução dos níveis de colesterol, principalmente LDL, e triglicerídeos
  • acção depurativa
  • neutraliza os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células e alterações celulares
  • acção desintoxicante, diurética, evitando a retenção de líquidos
  • facilita a digestão

A ingestão concomitante de chá verde com leite pode inibir os efeitos anti-oxidantes dos componentes polifenóis, pelo que deve ser evitado associar os 2 elementos.
O chá verde deve ser evitado por grávidas, mulheres em aleitamento, crianças, hipertensos, doentes com gastrite, doentes renais ou com glaucoma. Quem já teve arritmias cardíacas deve evitar o consumo excessivo de chá verde.

O chá verde é constituído por:
  • polifenóis: evitam a acção destruítivas das moléculas de radicais livres que degeneram as células auxiliando no combate ao envelhecimento e cancro
  • taninos: que tem uma acção na redução dos LDL, fortalece as artérias e veias favorecendo a prevenção de doenças cardíacas e circulatórias
  • bioflavonóides e catequinas: bloqueadores das alterações celulares que dão origem aos tumores; de referir que é atribuído aos flavonóides do chá ( todo o tipo de chá ) a possibilidade de fazer subir a concentração sérica do CA 19.9

O chá verde tem uma importante acção sobre muitas outras patologias, nomeadamente tem a capacidade de proteger a parede intestinal. Outras patologias em que interfere são, por exemplo, controlar a diarreia, diminui o risco de cáries dentárias e dor de dentes, emagrecimento, estomatites, facilita a digestão, ajuda a broncodilatação, melhora a respiração dos asmáticos, inibe a enzima associada ao desenvolvimento de tumores do intestino, esófago, pulmão e pele, diminui o colesterol total e o LDL aumentando o HDL, fortalece o coração, ajuda o tratamento da gripe, previne a litíase biliar e renal, normaliza a função tiroideia e regenera a pele e rins.
Estudos caso-controlo prospectivos a longo prazo mostram uma associação inversa entre o consumo de chá verde e o risco de cancro do cólon, bexiga,estômago, esófago, pulmão, pâncreas, próstata e de células escamosas. No entanto também foi descrito um aumento da recorrência do cancro da mama. Ainda está descrita a acção de atrasar o início de qualquer tipo de cancro pelo chá verde.

Os polifenóis do chá verde previnem a metastização do cancro da próstata, atingindo as vias moleculares que levam à proliferação e expansão dos tumores celulares, bem como inibindo o crescimento dos vasos sanguíneos que nutrem o tumor. Foi, na verdade, provado que os polifenóis do chá verde têm um papel na modulação das vias moleculares em células tumorais prostáticas induzidas pelo factor-1 do crescimento similar à insulina ( IGF-1 ). O consumo de chá verde, e consequente polifenóis seus constituintes, diminui a concentração de IGF-1, uma substância que se verifica estar aumentada nos cancros de próstata, mama, pulmão e cólon.
A modulação dos polifenóis de chá verde, das células de crescimento via eixo IGF-1 coincide com a produção limitada ou fosforilação de proteínas chave para a sobrevivência de células, incluindo PI3K, Akt e Erk½. A via molecular PI3K nas células, a qual inclui Akt e Erk½, tem acção na promoção de sobrevivência celular, ao contrário da morte celular programada, também chamada de apoptose.
Os polifenóis de chá verde também reduzem a expressão de proteínas conhecidas por se associarem a metástases das células cancerígenas..

Os polifenóis inibem os níveis de activadores de plasminogénio de urocinase, assim como a matriz metaloproteinase 2 e 9, moléculas celulares ligadas à metastização.
Também os polifenóis minimizam o crescimento tumoral pelo controlo do factor de crescimento endotelial vascular ( VEGF ). Esta redução pode ser resultado da supressão induzida pelos polifenóis sobre a IGF-1.
A angiogénese tumoral é prejudicada pela diminuição do VEGF que assim não produz novos vasos de nutrição ao tumor. É excepção a este facto do crescimento tumoral ser facilitado pela VEGF o colangiocarcinoma que sendo um tumor maligno não apresenta correlação com o VEGF.

A  GEGC  tem  propriedades  anticarcinogénicas  ( prevenção  do  cancro pela promoção ), anti-mutagénico ( não causar mutações genéticas ) e anti-reactiva ( bloqueio da interacção de promotores de tumor com seus receptores ).

As catequinas de chá verde, e principalmente o GEGC, apresentam os seguintes benefícios comprovados por diversos estudos bem orientados:
  • podem interromper o crescimento das células cancerígenas, ao mesmo tempo que protegem as células saudáveis
  • reforçam o sistema imunitário
  • evitam o aumento do colesterol total e LDL
  • pode evitar o envelhecimento precoce potenciado pela acção dos radicais livres.

O extracto de chá verde pode suprimir o crescimento de Helicobacter pylori, tanto in vitro como in vivo. Um estudo sugere que um polissacarídeo ácido do chá verde é significativamente eficaz na prevenção da adesão do H. pylori a células epiteliais humanas em cultura.

O  fígado  é  o  principal  local  da  metabolização  dos  polifenóis,  sendo  os  metabolitos  secretados  na bilis ( ciclo entero-hepático ) e urina.
Os flavonóides são quelantes do ferro. Pela acção anti-oxidativa dos lípidos celulares, protegem as membranas e mantêm a sua fluidez. Os polifenóis, por inibirem a peroxidação de lípidos do cristalino, têm acção protectora contra a formação de cataratas.
A protecção anti-oxidante é dada pela captura directa dos radicais livres, redução da actividade das enzimas oxidativas, diminuição da concentração de lípidos peroxidados no plasma e quelação de moléculas de cobre e ferro. A função protectora dos polifenóis contra a oxidação também se estende ao DNA celular, permitindo alterações genómicas e mutações responsáveis pela carcinogénese. Também foi evidenciada a capacidade de estimular a reparação do DNA secundária a uma agressão oxidante potencialmente mutagénica.

Os polifenóis do chá verde actuam contra a enzima quinol-oxidase, enzima esta que estimula o crescimento de células cancerosas do intestino, esófago, pulmão, mama e pele. Os polifenóis também ajudam a proteger as células saudáveis.
Os polifenóis limitam a formação e desenvolvimento de cancros pelos seguintes mecanismos:
  • inibição da formação de carcinogéneos a partir de pró-carcinogéneos
  • contribuição da conjugação e diminuição de carcinogéneos
  • formação de complexos inactivos com alguns carcinogéneos
  • reparação do DNA danificado por mutagéneos oxidantes
As propriedades estrogénicas de alguns polifenóis podem limitar o desenvolvimento de cancros hormono-dependentes, como é o caso do cancro da mama.
Os polifenóis apresentam um efeito bifidogénico sobre a flora intestinal nos seres humanos, estimulando o desenvolvimento da flora benéfica e diminuindo a proliferação de bactérias patogénicas, como os clostrídios.
A GEGC tem capacidade de inibição da formação de coágulos sanguíneos.

Os polifenóis reduzem o risco de adesão de placas de gordura aos vasos sanguíneos, contribuindo para a prevenção da aterosclerose. Têm também efeito anticoagulante. Por estas 2 acções, protegem das doenças cardíacas.
O chá verde, pelos seus polifenóis, tem forte acção anti-inflamatória no tubo digestivo. A maioria dos efeitos colaterais do chá verde devem-se à cafeína. Medicações alcalinas, como os antiácidos, podem ter a sua absorpção retardada pela presença dos taninos do chá verde.
O chá verde é rico em flavonóides, que são compostos essenciais na absorpção e metabolismo do ácido ascórbico ( vitamina C ) e aumentam a resistência capilar ( acção vasoprotectora ). Os polifenóis do chá verde são potentes anti-oxidantes. Tem também acção anti-diarreica pela acção das taninas existentes.