sábado, janeiro 27, 2018

Dieta hiperproteica acalma a inflamação intestinal

Dieta hiperproteica acalma a inflamação intestinal

Lactobacillus reuteri é uma bactéria da flora comensal intestinal normalmente presente no intestino humano. A combinação desta bactéria com uma dieta hiperproteica, leva a um sistema imunitário intestinal mais tolerante e uma menor inflamação.
O Lactobacillus reuteri necessita do aminoácido triptofano para levar ao surgimento das células imunitárias. O triptofano é um aminoácido essencial que se encontra em alimentos como ovos, carne de aves, iogurtes, feijão, frutos de casca rija, queijo, chocolate e outros.

Foi verificado num estudo efectuado com ratinhos que quanto maior a quantidade ingerida de triptofano maior o número de células imunitárias e o contrário também se confirmou. Esta confirmação ainda não foi feita em humanos mas parece ser verídica.
Verificou-se também que defeitos a nível genético relacionados com o triptofano foram observados em doentes com DII.

Sendo que estes dados se confirmem, a combinação de Lactobacillus reuteri com uma dieta hiperproteica rica em triptofano levará à formação de um ambiente intestinal mais tolerante com menor grau de inflamação com consequente alívio das dores abdominais e diarreia características da DII.

Sem comentários:

Enviar um comentário