sábado, março 10, 2018

B N P

Péptideo Natriurético Cerebral
B N P


O BNP é um peptídeo secretado pelos miócitos cuja função é normalizar a volémia sanguínea e a tensão arterial quando a musculatura cardíaca for excessivamente distendida.
A descoberta da presença do peptídeo ANP nas células cardíacas, conferiu ao coração o estatuto de órgão endócrino, para além do de bomba propulsora de sangue.


Outros peptídeos natriuréticos, para além do ANP, foram descobertos, sendo o BNP produzido nas paredes ventriculares, e que tinha sido inicialmente descoberto no cérebro, e o CNP encontrado no sistema nervoso mas produzido por células endoteliais.


O gene codificador do ANP localiza-se no cromossoma 1, nascendo com uma composição de 151 aminoácidos e com a designação de pré-pro-ANP, passando à forma de pró-ANP pela perda de 25 aminoácidos, levado ao complexo de Golgi e sendo clivado de novo numa cadeia funcional de 28 aminoácidos – ANP – e um fragmento aminoterminal de 98 aminoácidos – NT-pro-ANP – sofrendo então o ANP um processo de exocitose.


O ANP é produzido nos ventrículos, na altura do nascimento, e com o decorrer da idade vai progressivamente a sua síntese alterar-se para as aurículas.
A sinalização para a libertação do ANP é a distensão das paredes auriculares do coração. A sua libertação é influenciada pelo elevado débito cardíaco, factores metabólicos e estimulação simpática. A hipóxia também tem influência na libertação do ANP. O ANP também apresenta a sua libertação estimulada pela endotelina 1, um vasoconstritor da musculatura lisa arterial.


A libertação do ANP é inibida por angiotensina, catecolaminas, acetilcolina, arginina, vasopressina, prostaglandinas, glicocorticóides e hormonas da tiróide.
A ANP para actuar tem de se ligar a receptores específicos da membrana, sendo que se encontraram 3 receptores: ANPA, ANPB e ANPC. Os receptores ANPA e ANPB apresentam actividade guanilato ciclase e estão ligados ao normal funcionamento dos peptídeos. O ANP e o BNP ligam-se ao primeiro receptor, enquanto que o CNP se liga ao segundo. O receptor ANPC liga-se à degradação dos 3 peptídeos natriuréticos para a sua concentração sérica ser diminuída quando já não forem necessários actuar.


O ANP tem como principal alvo a musculatura lisa dos vasos sanguíneos e os rins sendo que a musculatura lisa é distendida pela acção da ANP aumentando a permeabilidade capilar e levando à saída da água e sódio dos vasos sanguíneos. Aldosterona, angiotensina II, endotelina, renina e vasopressina são inibidos pela acção da ANP. A absorpção do sódio é inibida nos ductos colectores glomerulares, bem como a aldosterona é também inibida e neutralizado o sistema renina-angiotensina-aldosterona com maior excreção renal de sódio e água.
O ANP tem uma semi-vida de 2-5 minutos


O ANP e o NT-pro-ANP são libertados na corrente sanguínea em concentrações equimolares, mas a taxa de degradação de NT-pro-ANP é menor do que a do ANP , pelo que em doentes com patologia renal ou insuficiência cardíaca, as concentrações de NT-pro-ANP superam em cerca de 4 vezes as concentrações de ANP.
O ANP, bem como o BNP, podem ser usados como marcadores seja na prevenção de doenças ou no diagnóstico diferencial dessas doenças.



O diagnóstico de ICC é feito com base na história clínica, exame físico, raio X toráxico e ecocardiograma, não sendo nenhum teste isolado específico de ICC.


Concentrações séricas específicas dos peptídeos natriuréticos, peptídeos atriais natriuréticos ( ANP ) e peptídeos atriais natriuréticos tipo B ( BNP ) apresentam-se elevadas geralmente nas ICC. Estes peptídeos natriuréticos são importantes marcadores de ICC, capazes de distinguir a dispneia por falência cardíaca da secundária à doença pulmonar.
O ANP é armazenado na aurícula direita, sendo excretado quando a pressão diastólica auricular aumenta.
O BNP, armazenado no ventrículo, é libertado quando aumentam as pressões diastólicas ventriculares.
Tanto o ANP como o BNP têm função vasodilatadora e natriurética renais, contrabalançando a retenção hidríca do sistema renina-angiotensina-aldosterona.
Os recém-nascidos apresentam normalmente concentração de ANP e BNP elevadas, diminuindo com o decorrer da idade até aos níveis dos adultos ao fim de algumas semanas.


O BNP é o peptídeo, biologicamente activo, formado por 32 amino-ácidos com uma estrutura em anel constituída por 17 aminoácidos ligados por uma ponte dissulfeto entre as cistinas nas posições 10 e 26. O gene para o BNP encontra-se no cromossoma 1 no seu braço curto.
Outro peptídeo encontrado é o NT-pro-BNP, formado por 76 aminoácidos.
Ambos os peptídeos, ANP e BNP, compartilham um receptor comum que tem por função mediar a resposta natriurética renal pelo aumento da taxa de filtração glomerular e o bloqueio da reabsorpção de sódio nos ductos colectores medulares internos.


ANP e BNP têm a capacidade de reduzirem o tónus simpático na vascularização periférica.



O equilíbrio do sódio é mantido, em grande parte, pela acção do ANP e, em menor grau, pelo BNP.
Verificam-se alterações das concentrações de ANP e BNP com o consumo de sódio e interacções de ANP e BNP com o eixo renina-angiotensina-aldosterona resultam num ajuste fino do sistema de controlo de sódio.


O estiramento da parede cardíaca é o maior estímulo à libertação de ANP e BNP, pelo que a principal função do doseamento destes peptídeos, e particularmente BNP e NT-pro-BNP, é a monitorização da insuficiência cardíaca.


Existem 4 tipos de peptídeos natriuréticos: ANP, BNP, CNP e DNP.
Enquanto o ANP e o BNP são produzidos nas aurículas ( ANP ) e ventrículos ( BNP ) e a sua secreção é fundamentalmente estimulada pela distensão das paredes cardíacas dessas câmaras e aumento da tensão arterial. Os efeitos agudos daqueles peptídeos natriuréticos são o aumento da filtração glomerular e excreção renal de sódio e água, bem como a inibição da secreção de renina e aldosterona. Vasodilatação sistémica e renal é um efeito dos peptídeos ANP e BNP. Outros efeitos são aumento da permeabilidade vascular, antiinflamatórios, antiproliferativos e antifibróticos.
A maioria dos efeitos dos peptídeos natriuréticos apresenta mediação pelos receptores específicos da membrana capazes de estimularem a guanilato ciclase e produzirem GMPc.


A vasodilatação venosa e arterial é o principal efeito dos peptídeos natriuréticos, quer por mecanismos directos quer indirectos. Efeitos endócrinos e parócrinos são exercidos nos cardiomiócitos pelos peptídeos natriuréticos . O BNP produz efeitos antiproliferativos e antifibróticos pela inibição do β-TGF.

Na ICC verificam-se níveis aumentados no soro de ANP e BNP, sendo que os níveis circulantes se correlacionam com o grau de disfunção cardíaca. Note-se que apesar das concentrações séricas do ANP e BNP estarem aumentadas no soro, os seus efeitos apresentam-se bloqueados por resistência periférica.
BNP e NT-pro-BNP têm sido também usados como marcadores biológicos na doença coronária em doentes com doença renal crónica.
Em doentes com insuficiência cardíaca, a resposta renal a ANP e BNP encontra-se diminuída pela baixa pressão de prefusão renal devido à redução de débito cardíaco.

Verifica-se haver activação do sistema natriurético sempre que o coração é agredido, seja por agressão aguda ou crónica, como tentativa de compensar a vasoconstrição que se verifica, sendo a diurese e a vasodilatação as principais acções que se manifestam.
A isquémia miocárdica também é capaz de libertar BNP pelo aumento da tensão parietal devida à disfunção sistólica ou diastólica que se verifica.
O BNP, nos indivíduos normais, pode sofrer influência pela idade e sexo, sendo mais elevado nos idosos e nas mulheres.

O doseamento do BNP pode ter utilidade em diversas patologias.


Assim:
  • a principal utilização do BNP é na insuficiência cardíaca, tanto no diagnóstico como na monitorização
  • o diagnóstico de disfunção sistólica do ventrículo esquerdo, apresentando valores da ordem dos 80% para sensibilidade e valor preditivo positivo e de 97% para especificidade e valor preditivo negativo quando as concentrações de BNP atingem 60 pg/ml
  • diagnóstico e prognóstico de insuficiência cardíacas em doentes no ambulatório, com valores de sensibilidade, especificidade e VPN superiores a 80% e de VPP de 70%; os valores de BNP correlacionam-se bem com o grau de mortalidade
  • monitorização terapêutica
  • diagnóstico de insuficiência cardíaca em doentes hospitalizados, observando-se concentrações mais elevadas de BNP nestes doentes com valores de sensibilidade, especificidade, VPP e VPN superiores a 97%
  • diagnóstico de IC diastólica

O BNP tem-se vindo a revelar um bom marcador de prognóstico em doentes com síndrome coronário agudo, seja com ou sem supradesnivelamento do segmento ST.
O BNP é um bom parâmetro de preditor de mortalidade seja cardiovascular ou não cardiovascular.


O BNP, como bom, preditor de mortalidade, é utilizado para indicação de uso ou não de desfibrilador.
Estenose aórtica, embolia pulmonar, hipertensão pulmonar primária, síncope , são outras patologias em que o doseamento de BNP pode ter indicação.


A concentração normal de BNP varia entre zero e 70 pg/ml. A insuficiência renal é uma patologia extracardiovascular que pode fazer subir a concentração sérica do BNP


Sem comentários:

Enviar um comentário