sábado, fevereiro 20, 2016

Proteína G

Proteína G

Proteína G

As proteínas G são proteínas que intervêem de forma importante na função da transmissão do sinal nas células eucariotas.
As proteínas G caracterizam-se por interagir com GTP, provocando-lhe a hidrólise e originando GDP. O “G” do nome proteína G advém da letra G do GTP.



A função da proteína G é a transdução do sinal nas células, funcionando como um interruptor. Desta forma um elemento externo tem a possibilidade de acesso aos receptores celulares que se associam e estimula-os no sentido de desencadearem reacções pela célula interveniente, como acontece nas situações, entre outras, em que um ligando possa aceder a um receptor celular que se associa a uma proteína G, e isto desencadeia uma série de acções enzimáticas na célula.

Proteína G

Os receptores da proteína G têm uma estrutura em forma de serpentina. Receptores de proteína G englobam muitas proteínas dado que são receptores transmembrana com a função de detectar sinais extracelulares e transmitidos ao interior celular desencadeando as correspondentes respostas. Estes receptores reconhecem múltiplos ligandos como hormonas, neurotransmissores e outras proteínas e peptídeos.
Quando acontecem disfunções nas proteínas G, estas disfunções podem causar doenças sendo este o facto pelo qual a quimioterapia actua nas proteínas G.

Proteína G

A proteína G é formada por 3 subunidades: α, β e γ. A subunidade α ( Gα ) tem um lugar de ligação ao GTP ou GDP. As subunidades β e γ permanecem sempre unidas. A localização da proteína G é na superfície interna da membrana celular ligada ao receptor acoplado à proteína G.




A forma de actuação do receptor da proteína G é a seguinte:


  • um ligante activa o receptor acoplado à proteína G induzindo uma mudança conformacional no receptor possibilitando o receptor a agir como factor de troca do nucleotídeo guanina, colocando o GTP no local do GDP situado na subunidade α da proteína G. Isto causa a dissociação da subunidade α do dímero βγ e do receptor. Ambas as subunidades Gα e Gβγ podem activar cascatas de sinalização e proteínas efectoras. Finalmente a GTP ligada é hidrolisada pela subunidade Gα ( que actua como cinase ) formando-se de novo GDP e permitindo que a subunidade Gα recombine com o dímero Gβγ e iniciando-se o ciclo novamente.


https://www.youtube.com/watch?v=pBvCmRk5I34


Receptor acoplado à proteína G que utiliza AMPc como segundo mensageiro

Sem comentários:

Enviar um comentário