quinta-feira, setembro 06, 2018

DNA mitocondrial ( mtDNA ) e DII

DNA mitocondrial ( mtDNA ) e DII

Foi descoberta uma molécula química chave associada ao desencadear de crises de doença inflamatória intestinal, doença esta que afecta cerca de 5 milhôes de pessoas a nível global e cerca de 20000 em Portugal.
Foram encontrados minúsculos fragmentos de DNA no sangue dos doentes com DII, substância esta não encontrada em pessoas que não sofrem daquela patologia.
O mtDNA ( DNA mitocondrial ) encontra-se nas mitocôndrias. Quando, em pessoas saudáveis, há alguma lesão das mitocôndrias, o mtDNA sofre reciclagem e é expelido do organismo em segurança. Este processo, em pessoas sofrendo de DII, é deficiente e o mtDNA danificado passa do intestino patológico para a corrente sanguínea, o que provoca uma resposta inflamatória no sistema imunológico que age como o o faz numa infecção, sendo que esta inflamação causa lesão dos tecidos saudáveis, sendo a causa da sintomatologia que se verifica na DII.
Verificou-se que estados mais severos de DII cursam com níveis mais elevados de mtDNA e isto sugere que esta molécula pode ser um marcador da monitorização de progresso da doença inflamatória intestinal e pensa-se que o bloqueio do mtDNA possa levar a tratamento que previne as crises da DII.

Sem comentários:

Enviar um comentário