sábado, maio 04, 2013

Suplementação de vitamina D: sim ou não?

Suplementação de vitamina D: sim ou não?

A suplementação da vitamina D é ponto de controvérsia, havendo 2 escolas com argumentação antagónica. Enquanto uma encoraja a suplementação de vitamina D universal, a outra, pelo contrário, incentiva à suplementação apenas em grupos restritos como grávidas.

O papel chave da vitamina D é promover a reabsorpção de cálcio do intestino. A deficiência de vitamina D cria um status hipocalcémico.
Deficiência de vitamina D é, geralmente, considerada como uma situação com concentrações séricas de vitamina D inferiores a 20 ng/ml, havendo correlação entre deficiência de vitamina D e aumento de cancro do cólon, aumento de patologia cardiovascular, alteração da função do sistema imunitário, diabetes e aumento do risco de morte.
A exposição ao Sol, por um período de tempo de 15-30 minutos diários, é altamente benéfico, e os malefícios dessa exposição são altamente recompensados pelos benefícios obtidos. As radiações UVB solares do Inverno não são suficientes para produzirem suficiente vitamina D.

A suplementação de vitamina D, por forma a fazer subir a concentração sérica de 15.2 ng/ml para 24.8 ng/ml, em termos de protecção de fracturas ósseas, não se mostra significativa, havendo no entanto um aumento do risco de litíase renal.



O principal efeito lateral da suplementação com vitamina D é a hiperfosfatémia, sendo necessário um controlo rigoroso do fósforo sérico quando se está a fazer suplementação com vitamina D

Sem comentários:

Enviar um comentário