sábado, maio 04, 2013

Limite seguro máximo da concentração da vitamina D no soro

Limite seguro máximo da concentração da vitamina D no soro

Em termos de mortalidade e eventos cardiovasculares, é importante determinar o valor máximo da concentração sérica de vitamina D, dado que a hipervitaminose D pode acarretar danos potencialmente perigosos para a saúde do doente em termos cardiovasculares. Também, dado o risco de mortalidade associado a concentrações subóptimas da vitamina D, é importante determinar o valor mínimo da concentração sérica de vitamina D seguro em termos cardiovasculares.

Sob o ponto de vista cardiovascular foi determinado que concentrações de vitamina D no intervalo de 20-36 ng/ml são concentrações seguras quanto ao risco de patologia e mortalidade cardiovasculares.

A suplementação de vitamina D, deve ser feita de forma individualizada, baseada na concentração sérica inicial da vitamina D  que o doente apresenta. Assim, quando o doente tem uma concentração de 20 ng/ml necessitará de fazer  uma suplementação diária de 1200 IU, enquanto que um doente com uma concentração sérica de 30 ng/ml necesitará de fazer apenas 200 IU/dia para atingir a concentração óptima de 36 ng/ml de vitamina D sérica.

Estudos verificaram que cerca de 62% da população se encontra em risco de síndrome coronário agudo devido a apresentarem uma concentração sérica de vitamina D inferior a 20 ng/ml.

Foi  verificada uma curva em forma de U para a associação entre o risco de mortalidade ou síndrome coronário agudo e a concentração sérica da vitamina D. A explicação para a forma desta curva não é ainda conhecida. A vitamina D regula a actividade de mais de 3000 genes e há, pelo menos, 5 formas de vitamina D presentes em circulação.
A principal acção da vitamina D é a absorpção de cálcio e sua homeostasia. Isto pode explicar o facto de altas concentrações de vitamina D acelerarem a calcificação coronária, e este facto ser o causador de um maior risco de síndrome coronário agudo e a mortalidade associada a este síndrome.

Sem comentários:

Enviar um comentário