segunda-feira, fevereiro 06, 2017

Cefaleias e estados de carência de vitamina D

Cefaleias e estados de carência de vitamina D

Cada vez se vem tornando mais evidente a relação existente entre estados de carência de vitamina D ( hipovitaminose D, insuficiência de vitamina D e deficiência em vitamina D ) e cefaleias, verificando-se quase uma frequência dupla de cefaleias em doentes com carência de vitamina D comparativamente com indivíduos com níveis normais de 25-OH-vitamina D. De referir também, e em abono da teoria de ligação entre carência de vitamina D e cefaleias, que cefaleias crónicas se verificam mais fora dos meses de Verão.

Verificou-se que é mais frequente o aparecimento de cefaleias em pessoas que permanecem mais tempo no interior das habitações do que naquelas que saem mais frequentemente e assim são expostas aos UVB de modo mais acentuado. Este ponto, no entanto, não é tão relevante em todas as regiões do globo, sendo muito pouco significativo em países mais setentrionais como a Finlândia. Os estudos não são conclusivos sobre a relação de baixos níveis de vitamina D e cefaleias nas mulheres.

Há que ter em conta que a identificação da relação entre baixa dos níveis de vitamina D e cefaleias não é o mesmo que aqueles baixos níveis séricos serem a causa das cefaleias e esta relação causal não está ainda estabelecida.

Desta forma, não é ainda correcto, na base dos conhecimentos actuais, dizer que se deve dosear a vitamina D nas situações de migraine nem que a administração de vitamina D faça parte do tratamento das cefaleias.

Sem comentários:

Enviar um comentário