sábado, abril 01, 2017

Novos conhecimentos sobre vitamina D

Novos conhecimentos sobre vitamina D

Estudos e teorias sobre os efeitos da vitamina D estão a multiplicar-se e conclusões sobre os mais diversos aspectos têem vindo a ser tiradas como sejam efeitos sobre cefaleias, resfriados, fracturas ósseas e mesmo cancro e esclerose múltipla. Há, no entanto, quem afirme que a vitamina D não revela efeitos sobre estas ou outras patologias.
Estudos preliminares relacionam hipovitaminose D com patologias do foro respiratório como gripe e resfriado. No entanto, estudos clínicos feitos sobre este tema chegaram a conclusões contrárias entre eles. Os estudos também mostraram que a posologia da vitamina D não era indiferente, sendo que a toma diária se revelou mais eficaz comparativamente com a toma semanal ou mensal em doses elevadas. A administração de suplemento de vitamina D é segura e os efeitos laterais são raros. Estes estudos concluiram, assim, que a correcção dos níveis séricos de vitamina D se revelam eficazes na prevenção de doenças respiratórias. De referir que estes efeitos benéficos são principalmente observados em doentes com uma concentração de 25-OH-vitamina D inferior a 25 nmol/l.
Foram também feitos estudos para relacionarem a concentração de vitamina D com cefaleias, tendo-se verificado que homens com hipovitaminose D apresentavam mais frequentemente cefaleias comparativamente com os que não tinham aquela deficiência vitamínica, bem como a severidade dessas cefaleias era superior.

A suplementação de vitamina D não deve ser universal. Estudos recentes mostraram que a suplementação de vitamina D pode causar um número aumentado de quedas e fracturas ósseas entre idosos em vez de ter o efeito protector pretendido. Este aumento de fracturas provocadas por quedas pensa-se ser motivada por acção da vitamina D sobre os músculos. Suplementação de vitamina D em grávidas pode causar alergias alimentares mais tarde na vida.


A pele dum adulto jovem, em perfeitas condições de saúde e ambientais, produz diariamente entre 10000 e 20000 UI ( 250 – 500 μg ). Alguns alimentos, como peixes gordos, carne, ovos e outros produtos, podem dar algum suplemento em vitamina D mas insuficiente para o ser humano.

Sem comentários:

Enviar um comentário