sábado, abril 01, 2017

Vitamina D, aterosclerose e doenças cardiovasculares

Vitamina D, aterosclerose e doenças cardiovasculares

Hipovitaminose D relaciona-se com múltiplas doenças crónicas e mortalidade associada a estas doenças. A hipovitaminose D embora seja devida principalmente à falta de exposição à luz solar, também sofre contribuição advinda de dieta pobre e outros factores de risco não controlados de forma adequada.
Inúmeros factores se relacionam com a concentração de vitamina D. Estão entre eles o sexo, raça, diabetes, terapêutica anti-hipertensiva, estado económico, suplementação de vitamina D, actividade física, hábitos alcoólicos e tabágicos, região geográfica, IMC, tensão arterial, PCR, doenças da tiróide, siderémia, folato, creatinina sérica ( relacionado com a função renal ), albuminemia, concentrações séricas das vitaminas A ou E bem como α-carotenos e licopene.
A vitamina D tem um papel bem conhecido sobre o metabolismo do cálcio e fósforo e assim no tecido ósseo e renal. Hipovitaminose D tem vindo a ser associada com várias doenças crónicas e contribui para o surgimento ou prevenção de doenças cardiovasculares, neoplasias e mortalidade associada. Estudos relacionaram hipovitaminose D com diabetes mellitus, insuficiência cardíaca congestiva, hipertensão e neoplasias. A concentração da vitamina D no soro depende fundamentalmente da exposição aos raios solares, mas factores como a dieta, actividade física e metabolismo hepático ou função renal têm alguma importância neste capítulo.

Verifica-se uma relação inversa entre os níveis de vitamina D séricos e o sexo masculino, raça africana, diabetes, hipertensão, hábitos tabágicos, proventos económicos, não suplementação de vitamina D, menos actividade física, hábitos alcoólicos, mais alta IMC ( obesidade ), tensão sistólica, hipoalbuminemia, mais elevada PCR sérica, menos saturação da transferrina sérica, mais alta concentração sérica da lipoproteína (a), diminuição dos carotenos no soro, α-caroteno sérico, licopene, siderémia, folatos séricos e eritrocitários, vitamina C sérica bem como vitamina A sérica e vitamina E sérica.

Verificou-se também uma inversão da correlação entre níveis séricos de vitamina D e mortalidade por doença cardíaca coronária. Mortalidade global associa-se de forma inversa com a concentração de vitamina D sérica.

Sem comentários:

Enviar um comentário