sexta-feira, abril 07, 2017

Vancomicina

Vancomicina
Uso adequado de um antibiótico, ainda, potente.


A vancomicina é um antibiótico prescrito e monitorizado com grande variabilidade. É uma droga de escolha no tratamento de estafilococos meticilino-resistente.


 A vancomicina é muito usada em grandes hospitais.


A correcta administração da vancomicina deve basear-se no peso do doente ( 15 mg/Kg/dose ) embora na prática o que se faz é administrar 1 g de 12 em 12 horas, sendo a monitorização muitas vezes feita de forma aleatória, o que não é correcto.


Dosagem inicial

A dose de vancomicina deve ser da ordem dos 15 mg/Kg/dose, sendo a dose administrada cada 8-12 horas nos doentes sem alteração da função renal.


Doentes obesos devem fazer dosagem baseada no peso e ajustado com a vancomicinemia para concentração terapêutica ideal.
Em doentes graves, a dose inicial deve ser de 25-30 mg/Kg, por forma a atingir mais rapidamente uma concentração sérica adequada.


O tempo de administração, por infusão, deve ser de 90-120 minutos quando as doses individuais excedem 1 grama.

Em doentes com função renal comprometida, a dosagem deve ser:
  • clearance de creatinina > 50 ml/mn: a dose inicial deve ser 15-20 mg/Kg/dose, de 12 em 12 horas, e ajustar conforme a concentração sérica da vancomicina
  • clearance de creatinina entre 20-49 ml/mn: deve iniciar a terapêutica com 15-20 mg/Kg/dose a cada 24 horas e ajustar conforme a vancomicinemia
  • clearance da creatinina < 20 ml/mn: os intervalos de doseamento serão maiores e determinados pela concentração sérica da vancomicina



Monitorização

A monitorização da vancomicina está indicada para:
  1. aqueles doentes que fazem terapêutica com vista a concentrações séricas terapêuticas altas, da ordem dos 15-20 mg/l e não para os doentes habitualmente tratados cujo objectivo é atingir uma concentração da ordem dos 10 mg/l
  2. doentes com função renal instável ( melhorando ou piorando )


    1. risco de nefrotoxicidade
    2. doentes com necessidade de terapêutica prolongada ( mais de 3-5 dias )


A vancomicina deve ser doseada em 2 alturas: Pico e Vale. O vale é obtido antes da próxima dose, enquanto que o pico é atingido após a dose. O vale dá o valor mais acurado para a monitorização correcta.


Em doentes em condições habituais e sem insuficiência renal, o vale é encontrado quando as concentrações estão estáveis e que corresponde a 30 minutos antes da 4ª administração. O vale deve ser sempre superior a 10 mg/l com vista a concentrações terapêuticas eficazes e evitar o aparecimento de resistências.


Situações bacterianas complicadas podem exigir concentração em vale superiores a 10 mg/l ( mesmo da ordem dos 15-20 mg/l ).


Doentes com hemodinâmica estável devem fazer a monitorização semanalmente ( iniciando-se antes da 4ª dose ). Doentes com uma hemodinâmica instável devem fazer a monitorização mais frequentemente.



Sem comentários:

Enviar um comentário