domingo, junho 04, 2017

Carência de vitamina D e intolerância à lactose

Carência de vitamina D e intolerância à lactose

Pessoas com intolerância à lactose podem apresentar carência de vitamina D.
O gene responsável pela formação da enzima que degrada a lactose, a enzima lactase, é o gene LCT e verifica-se que indivíduos com mutação deste gene LCT consomem quantidades inferiores de produtos lácteos comparativamente com a população geral. Verificou-se que estes indivíduos portadores da mutação do LCT também têm níveis de vitamina D inferiores ao da população geral. Especula-se que estes níveis baixos de vitamina D são consequência de baixo aporte de produtos lácteos, pois sabe-se que o leite é um alimento que confere alguma quantidade de vitamina D à alimentação, sendo mesmo que há leites consumidos que são enriquecidos em vitamina D.
Verificou-se que doentes com mutação do LCT são de estatura mais baixa do que os não portadores dessa mutação, pondo-se a hipótese de isto se verificar por consumo reduzido de vitamina D pode levar a um menor crescimento ósseo.
É proposto que doentes intolerantes à lactose sejam suplementados de vitamina D.

Verificou-se recentemente que basta uma mutação no gene LCT para ocorrer intolerância à lactose, ao contrário do que era aceite em que se pensava que esta intolerância apenas ocorria em casos de 2 cópias com mutação

Sem comentários:

Enviar um comentário