sábado, setembro 16, 2017

Chocolate: alimento cerebral

Chocolate: alimento cerebral

Foi estudada a acção dos flavonóides do cacau sobre o cérebro, por administração aguda e crónica, observando-se os efeitos a nível dos domínios cognitivos.

Foram observados resultados diversos, e inesperados, da administração do cacau. Assim verificou-se que após uma noite mal dormida, o cacau tem a capacidade de actuar contra os problemas cognitivos daí resultantes, nomeadamente menor eficácia do desempenho das tarefas. Verificou-se, contudo, que os efeitos são dependentes da extensão e exigência mental dos testes cognitivos, sendo que nos jovens apenas nos testes bastante exigentes os efeitos comportamentais subtis dos flavenóides do cacau, sobre a eficácia cerebral, foram observados.
Indivíduos idosos beneficiam, do consumo diário dos flavonóides do cacau, por um período prolongado, sob o ponto de vista cognitivo. A velocidade de processamento da informação, a atenção e a memória operacional, são muito beneficiadas pela ingestão de flavonóides do cacau, sendo estes benefícios mais relevantes nos indivíduos que começam a apresentar problemas a nível da memória ou outros problemas cognitivos leves.


O chocolate preto é uma fonte importante de flavonóides do cacau na alimentação e, assim, é aconselhável a sua ingestão diária em quantidades razoáveis.

Sem comentários:

Enviar um comentário