sábado, setembro 16, 2017

Vitamina D e queimaduras solares

Vitamina D e queimaduras solares

Foi demonstrada a utilidade da vitamina D no combate às queimaduras solares, sendo que a administração de vitamina D uma hora após a queimadura solar diminui de forma significativa a sintomatologia, nomeadamente a inflamação, tumefação e ruborização das zonas afectadas.
A dose administrada de vitamina D deve ser alta, da ordem das 50000 a 200000 UI, sendo que quanto mais elevada for a dose, menores os sinais de queimadura se observam, inclusivamente a actividade genética que se relaciona com a reparação da barreira cutânea após 48 horas de se ter feito a queimadura.
Destes estudos se conclui que a vitamina D aumenta os índices cutâneos da enzima anti-inflamatória arginase-1, enzima que promove o aumento da reparação tecidular após terem sofrido os danos, contribuindo também para activar outras proteínas com actividade anti-inflamatória.

Estes estudos, ainda em fase preliminar, não podem servir de base à administração de vitamina D nos casos de queimadura solar, dado que as doses vitamínicas administradas são muito elevadas, pelo que são precisos mais estudos para ser apurada a terapêutica baseada na vitamina D.

Sem comentários:

Enviar um comentário