quinta-feira, março 21, 2019

Dose ideal de vitamina D nos idosos

Vitamina D em idosos: qual a dose ideal?

Estudo recente efectuado em mulheres de idades compreendidas entre os 50 e os 70 anos, com excesso de peso ou obesas, tomando quantidades superiores ao triplo da dose diária recomendada de vitamina D, apresentaram melhorias na memória e aprendizagem mas também revelaram prolongados tempos de reacção.
Estes tempos de reacção mais prolongados, podem ser a causa do aumento do número de quedas que se verificam nos idosos fazendo suplementação de vitamina D.
O estudo distribuiu a administração de vitamina D em 3 grupos: suplementação de 600 UI/dia, 2000 UI/dia e 4000 UI/dia. Os resultados mostraram que o grupo intermédio ( 2000 UI/dia ) apresentava uma melhoria em termos de memória e aprendizagem, não se tendo verificado o mesmo no grupo submetido a administração de 4000 UI/dia de vitamina D.
O tempo de reacção no grupo a que foram administradas 2000 UI/dia de vitamina D apresentou-se mais lento, sendo que o tempo de reacção do grupo submetido a dosagem de 4000 UI/dia foi significativamente mais lento ainda.
Os tempos de reacção podem aumentar o risco de queda e fracturas subsequentes. Estes dados estão em consonância com o já conhecido de que suplementação de vitamina D de 2000 UI/dia ou superior aumenta o risco de quedas nos idosos.

Sem comentários:

Enviar um comentário