terça-feira, janeiro 08, 2013

Volume plaquetário médio


Volume plaquetário médio

As plaquetas são fragmentos citoplasmáticos de megacariócitos, com forma discóide, que normalmente se encontram em número de 150000-400000/ μl no sangue periférico. A sua principal função é de prevenir a hemorragia.
A trombocitopoietina é o principal agente de controlo na regulação da produção plaquetária. As plaquetas contêm, no seu citoplasma, RNA, mitocôndrias, um sistema canalicular e vários tipos de grânulos, lisossomas  (  contendo  ácido  hidrólico ),  corpos  densos  ( contendo ADP, ATP, serotonina, histamina, cálcio ) e α-grânulos ( contendo fibrinogéneo, factor V, trombospondina, factor de von Willebrand ).


http://www.youtube.com/watch?v=znwBXS1nY60


De entre os parâmetros fornecidos pelos analisadores hematológicos no hemograma, os índices plaquetários são os mais ignorados, devido à dificuldade de padronização, e por serem afectados por muitos problemas metodológicos. De entre os índices plaquetários, o volume plaquetário médio ( MPV ) é o que tem despertado mais atenção, particularmente em situações de trombose e hemostase, mas também noutras doenças como é o caso da diabetes melitus, patologia tiroideia, doenças vasculares e outras.
Devido a muitas interferências, da mais diversa ordem, que podem alterar o MPV, o valor referência deste índice deve ser determinado em cada laboratório. No entanto, um valor de 6.5 fl a 9.5 fl é o habitualmente considerado como o intervalo de referência.

O volume plaquetário médio é uma variável biológica que se relaciona com a função e actividade das plaquetas. A avaliação do tamanho e morfologia plaquetária torna-se útil no diagnóstico de doentes com alterações plaquetárias, e por essa razão o MPV tem muita importância, particularmente nas trombocitopenias e trombocitoses. O valor do MPV pode ser influenciado por muitas variáveis, desde a tecnologia utilizada, a população, efeitos dos anticoagulantes sobre as plaquetas, além de variáveis pré-analíticas como a temperatura e tempo de armazenamento do sangue.



As plaquetas, sabe-se actualmente, têm função importante, para além da tradicional na trombose e hemostase, em diversas patologias tais como a doença coronária, doenças mieloproliferativas, diabetes melitus, pré-eclâmpsia, doença inflamatória intestinal e outras. O EDTA, apesar de ser o anticoagulante comummente utilizado na contagem de células sanguíneas, pode provocar alterações na forma e ultra-estrutura plaquetária. As plaquetas colectadas com EDTA alteram-se com o tempo e a temperatura, tornando-se esféricas, enquanto que se o anticoagulante escolhido for o citrato elas tornam-se discóides. Esta alteração da forma das plaquetas, motivada pelo anticoagulante usado, provoca um aumento aparente de cerca de 20% do MPV nas primeiras 2 horas em exposição ao EDTA relativamente às colheitas feitas utilizando citrato como anticoagulante.
Estudos demonstraram que o MPV aumenta nas 2 primeiras horas, quando é usado o EDTA como anticoagulante, cerca de 0.5 fl ou menos.

As plaquetas têm importante papel no desenvolvimento do trombo intravascular, que é a principal causa de síndrome coronário agudo. Após a erosão ou ruptura da placa de ateroma, a activação plaquetária é fulcral nos acontecimentos pré-trombóticos que acabam em enfarte de miocárdio. O aumento da reactividade plaquetária está associado à evolução do volume plaquetário, sendo que plaquetas grandes mostram-se enzimática e metabolicamente mais activas, tendo alto potencial trombótico.
O MPV é um marcador da actividade plaquetária. Valores elevados de MPV constituem factores de risco independente para o enfarte de miocárdio em doentes com doença coronária. Valor de MPV superior a 9.6 fl é um factor de risco significativo para o desenvolvimento de enfarte do miocárdio. Plaquetas grandes na circulação sanguínea levam a uma maior agregação e facilitam a formação do trombo. Esse índice plaquetário encontra-se aumentado em doentes com enfarte de miocárdio, AVC, diabetes melitus e é considerado um marcador preditivo de futuros eventos coronários após um episódio de enfarte do miocárdio. Também um MPV mais alto se correlaciona positivamente com um maior risco de reestenose após angioplastia coronária.

Do número total de plaquetas existentes no organismo humano, 30% encontram-se no baço e as restantes 70% na circulação, permanecendo aqui cerca de 10 dias, ao fim dos quais são removidas pelas células reticuloendoteliais hepáticas e esplénicas. As plaquetas circulantes, em presença de uma lesão da parede de um vaso, aderem a essa superfície lesada constituindo o principal componente do tampão hemostático inicial. Anormalidades, funcionais ou de número, das plaquetas podem causar ruptura nessas fases iniciais, resultando hemorragia.


A hemostase é influenciada pelas plaquetas, por estas formarem o tampão hemostático primário, secretarem componentes importantes para posterior recrutamento de outras plaquetas, formarem uma superfície adequada para o processo de coagulação poder ocorrer, actuarem na libertação de promotores de reparação do endotélio e na restauração da arquitectura normal do vaso.







As plaquetas, normalmente, circulam sem aderirem ao endotélio vascular. Quando ocorre uma lesão da parede, produtos sub-endoteliais, como o colagéneo, ficam expostos e as plaquetas aderem a ele, formando um tampão hemostático.
Cada megacariócito produz 1000 a 2000 plaquetas, e as diferenças de morfologia ou fisiologia são determinadas ainda antes da fragmentação. O processo de diferenciação do megacariócito e produção plaquetária é controlado por factores humorais que são produzidos como resposta ao consumo e destruição das plaquetas.


Situações que aumentam a hematopoiese são situações em que, também, a maturação citoplasmática dos megacariócitos é mais rápida que a maturação nuclear, e as plaquetas formadas nestes casos têm um volume maior e apresentam-se metabolicamente mais activas. O tamanho das plaquetas, e com ele o MPV, não varia na sua vida no compartimento circulatório, o que demonstra que a heterogeneidade no tamanho não é consequência da idade das plaquetas mas sim determinado durante a megacariocitopoiese e a trombocitopoiese. Há quem postule que a produção de plaquetas grandes e hiperactivas se associa a um aumento do número de cromossomas no núcleo do megacariócito.

Como se disse atrás, o tamanho plaquetário é um marcador, possivelmente determinante, da função plaquetária. Plaquetas grandes são mais reactivas e agregáveis, contêm mais grânulos densos, são metabolica e enzimaticamente mais activas que as plaquetas pequenas e possuem potencial trombótico maior. As concentrações de tromboxano A2, serotonina, β-tromboglobolina e proteínas de superfície pró-coagulatórias ( P selectina e glicoproteína IIIa ), todas substâncias pró-coagulatórias, estão em valores mais elevados em plaquetas maiores do que em plaquetas mais pequenas.

O MPV não pode, nem deve, ser avaliado separadamente da contagem de plaquetas no sangue. O volume plaquetário é relacionado com a função plaquetária, e é um índice mais sensível que o número de plaquetas como marcador de interesse clínico.
O MPV aumentado após enfarte de miocárdio, é um factor de risco de enfarte recorrente. Um MPV superior a 9 fl, em doentes com enfarte de miocárdio, associa-se a um risco maior de complicações , nomeadamente morte, insuficiência cardíaca e episódios isquémicos pós-enfarte.
Um alto valor de MPV, superior a 12 fl, demonstrou a ocorrência de doença coronária ( sensibilidade 34%, especificidade 98% ) além de evidenciar risco de enfarte de miocárdio com uma sensibilidade de 46% e uma especificidade de 87%, igual à da CK-mb e superior à da troponina I.

Um estudo relaciona o MPV com a severidade clínica e eventos cerebrovasculares isquémicos agudos. Indivíduos com MPV mais elevado apresentam risco superior de AVC grave do que indivíduos com um valor de MPV mais baixo. Valores de MPV altos associam-se a desfechos mais graves no que diz respeito ao AVC, independentemente de outros parâmetros clínicos.
É observada correlação negativa entre o MPV e a contagem plaquetária . Foi estabelecido um aumento do risco de AVC de 11% por cada fentolitro que aumente o MPV. Um persistente e elevado MPV, após AVC isquémico, está associado a recorrência de AVC e morte.

O MPV é um bom marcador da reestenose. Na reestenose verifica-se um aumento do MPV, acompanhado por diminuição do número de plaquetas.
O MPV é uma medida indirecta da reactividade plaquetária, podendo refletir mudanças no nível de estimulação ou na taxa de produção plaquetária.
Um MPV elevado pode ser encontrado em CID, pré-eclâmpsia, diabetes melitus, doenças cardíacas, hipertiroidismo, esplenectomia, α-talassémia, β-talassémia, doentes com HIV, púrpura trombocitopénica trombótica, púrpura trombocitopénica idiopática, e outras. Em doenças mieloproliferativas, como LMC e mielofibrose ou trombocitemia essencial, as plaquetas frequentemente, embora não sempre, são grandes e anormalmente heterogéneas. A policitemia vera não se associa a plaquetas anormais e grandes. Plaquetas com volume plaquetário médio elevado também aparecem no síndrome de Bernard-Soulier e na anomalia de May-Hegglin. No síndrome das plaquetas cinzentas, devido à libertação dos α-grânulos, as plaquetas são agranuladas ou hipogranuladas e têm um MPV elevado.
O MPV pode estar diminuído em caso de sépsis, quimioterapia, doenças inflamatórias intestinais ( colite ulcerosa e doença de Crohn, nestas por aumento do consumo plaquetário, provavelmente pelas hemorragias gastrointestinais que as úlceras da mucosa causam  ), hipotiroidismo, anemia megaloblástica e síndrome de Wiskott-Aldrich.
A hiperactividade plaquetária é acompanhada pelo aumento da síntese do tromboxane A2 e/ou diminuição de prostaciclinas. Plaquetas com alto MPV são agregáveis e reactivas pois contêm grânulos mais densos que secretam mais serotonina, β-trombomodulina e tromboxano A2. Isto sugere haver uma relação entre a função plaquetária e as complicações diabéticas.
O MPV apresenta uma relação directamente proporcional à ploidia do megacariócito.
Na anemia ferropriva há um aumento do número de plaquetas circulantes. A homeostasia das plaquetas, nesta patologia, é influenciada pela severidade da anemia, sendo que níveis mais baixos de ferro cursam com valores mais altos de número de plaquetas. Isto, provavelmente, é devido a que o rápido tempo de maturação e/ou aumento poliplóide dos megacariócitos resulta num aumento de produção de plaquetas. O MPV encontra-se diminuído na anemia ferropriva.

O MPV é um índice plaquetário capaz de auxiliar na distinção entre as trombocitopenias causadas por redução da semi-vida plaquetária ( onde o MPV é alto ) das trombocitopenias cuja etiologia é a redução da produção medular ( nas quais o MPV é baixo ).

Um distinto, e único, aspecto do desenvolvimento do megacariócito é o processo de poliploidização nuclear. Durante a diferenciação terminal, antes de se dar a fragmentação citoplasmática, os megacariócitos sofrem variado número de ciclos de endomitoses e ficam poliploides.
A trombopoietina ( TPO ) é o principal regulador do processo de desenvolvimento do megacariócito e da produção de plaquetas. Esta acção é modulada por uma série de citoquinas e factores humorais estimuladores, nomeadamente as interleucinas 3, 6 e 11, o factor estimulante de colónia de granulócitos e monócitos ( GM-CSF ) e eritropoietina.

A adesão plaquetária processa-se quando há uma lesão de um vaso. Nesta situação, a plaqueta entra em contacto com o colagéneo ocorrendo a secreção do factor de von Willebrand, que se liga a uma proteína de membrana, a glicoproteína Ib ( GpIb ). O factor de von Willebrand serve de ponte entre as plaquetas e o endotélio. Quando há falta desta glicoproteína, a pessoa apresenta o síndrome de Bernard-Soulier. Quando há falta de factor de von Willebrand aparece a doença de von Willebrand. Em ambos os casos as plaquetas não conseguem aderir ao subendotélio.

Na hematopoiese normal o número de plaquetas é determinado pelo número de megacariócitos, e a ploidia dos mesmos é directamente proporcional ao MPV. Esta relação é observada também em estados patológicos , sendo que em doentes com hipoplasia medular ou trombocitose reactiva verifica-se um MPV baixo e uma redução da ploidia megacariocítica , enquanto que em doentes com destruição plaquetária por um mecanismo imunológico se verifica um MPV alto e uma ploidia maior dos megacariócitos.

Os parâmetros de volume plaquetário são estáveis ao longo da vida das pessoas normais, não sendo influenciados, nas mulheres, pela menstruação. A relação do MPV e idade gestacional é incerta, embora o MPV tenda a ser maior em recén-nascidos de termo do que em prematuros.
Importante dado fornecido pelo MPV é a distinção entre trombocitopénia por hiperdestruição ou por diminuição de produção. Na hiperdestruição verifica-se um MPV aumentado enquanto que a diminuição da produção se acompanha de baixo MPV. Dado que a mudança na ploidia megacariocítica precede a mudança de tamanho das plaquetas em 2 dias, o MPV é útil somente a partir do 3º dia de trombocitopenia.
Os doentes tratados por quimioterapia apresentam um baixo MPV, ou normal no limite inferior, face à profunda trombocitopenia. Assim que a produção das plaquetas é recuperada, após o tratamento de quimioterapia, o MPV aumenta, mesmo antes de aumentos significativos da contagem das plaquetas se verificarem.

A membrana plaquetária contem glicoproteínas de superfície, responsáveis pela ligação ao colagéneo e factor de von Willebrand ( GpIa/IIa, GpIb/IX/V ), ao fibrinogéneo ( GpIIb/IIIa ) e a outras plaquetas via trombospondina ( GpIV ).
A trombocitopenia espúria, ou pseudotrombocitopenia, ocorre, na maioria dos casos, por acção de autoanticorpos naturais contra o complexo GpIIb/IIIa, exposto in vitro na superfície plaquetária devido ao EDTA, levando a aglutinação plaquetária secundária à ligação destes autoanticorpos, e levando à formação de agregados plaquetários in vitro que são contados como leucócitos, diminuindo assim o valor da contagem plaquetária.

As plaquetas apresentam 3 tipos de grânulos:
  • grânulos densos contendo ADP, ATP, GDP, cálcio, serotonina e pirofosfato
  • os α-grânulos contendo fibrinogéneo, vitronectina, factor V, factor de von Willebrand, factor plaquetário 4 e β-tromboglobulina
  • grânulos lisossomais contendo galactosidades, glicoronidase e hexosaminidase
Nas plaquetas existe ainda um sistema tubular denso e canalicular, de membranas, que comunica com o exterior. A membrana plaquetária é dupla, e formada de fosfolípidos, colesterol, glicolípidos e nove glicoproteínas ( Gp I-IX ) que são o local de interacção com o plasma e parede do vaso lesado.

Citoquinas, como as interleucinas 3 e 6, influenciam na ploidia do megacariócito, podendo levar à produção de plaquetas com maior MPV e mais reactivas, explicando como estados pro-inflamatórios podem influenciar o MPV no sentido do seu aumento e criar assim condições protrombóticas. As plaquetas maiores apresentam maior número de grânulos densos, produzem mais tromboxano A2 e expressam mais GpIb e receptores GpIIb e GpIIIa.

Relação do MPV com diversas patologias:

    1. Doenças cardiovasculares:
    * verificou-se que um MPV igual ou superior a 11.6 fl se associa a um maior risco de enfarte do miocárdio, comparativamente com MPV inferior àquele valor
    * em doentes com enfarte de miocárdio com elevação ST, o MPV é capaz de predizer, de forma independente, a mortalidade dos doentes
    * também o MPV, como marcador de reestenose depois da angioplastia, em doentes com angina instável ou estável, tem impacto tempo-dependente na incidência de reestenose
    * MPV altos aparecem em situações de fibrilação auricular
    * em doentes com síndrome coronário agudo, diagnosticado por doseamento de troponina I e alterações electrocardiográficas, verificou-se um MPV significativamente mais alto, comparativamente com um grupo de indivíduos com troponina I normal, pelo que foi considerado o MPV ter valor como marcador de risco cardiovascular nas emergências
    * verificou-se que o MPV é mais elevado em indivíduos normotensos e hipertensos que apresentam redução noturna da tensão arterial

    2. Doenças cerebrovasculares:
    * foi observada correlação positiva entre o valor do MPV e o desencadear do AVC, sendo o prognóstico pior quando o MPV for mais elevado, independentemente de outros parâmetros concomitantes. Também a área de enfarte cerebral apresenta correlação positiva com o valor do MPV, bem como o risco aumentado de morte
    3. Diabetes:
    * verifica-se que em diabéticos as plaquetas apresentam uma maior heterogeneidade devida a uma diminuição da semi-vida plaquetária, levando a um maior número de plaquetas jovens, maiores e mais reactivas em circulação. O MPV, na diabetes tipo 2, é significativamente mais elevado do que na população sadia em geral.
          4. Dislipidemias:
          * foi observado um   MPV  significativamente mais  elevado, em doentes dislipidemicos, com-
            parativamente com  indivíduos  sadios, verificando-se  que o  MPV diminui com o tratamento             da dislipidemia, mas não se correlacionando a baixa do MPV com a redução lipémica

          5. Doenças hematológicas:
          * MPV mais elevados aparecem em casos de trombocitopenia de etiologia imunológica.                          Também  no   síndrome de Bernard-Soulier, anomalia de May-Hegglin, síndrome de Epstein,               síndrome de Fechtner e síndrome de plaquetas cinzentas se observa um MPV alto

         6. Doença de Crohn:
         * o MPV é um parâmetro da actividade da doença , sendo o seu valor inferior ao valor de                        referência
Enquanto que os parâmetros do volume plaquetário são semelhantes em ambos os sexos, já o número de plaquetas circulantes verificou-se ser significativamente maior no sexo feminino, e isto deve-se a um aumento compensatório associado com a perda menstrual.
Não  se verifica  alteração do MPV com a idade. Observa-se  uma  correlação  inversa  entre  o  MPV  e  a  contagem  plaquetária,  e  isto  está  de acordo  com  uma  hipótese  teórica  que defende que a produção plaquetária está regulada para manter, uma massa plaquetária ( produto do MPV pelo número de plaquetas ) circulante, constante. Esta correlação não é observada nas trombocitopénias adquiridas, onde o MPV  é  normal  ou  diminui,  nos  casos  de  trombocitopénias  por  diminuição  de  produção  plaquetária ( leucemias agudas, anemia aplásica , quimioterapia, radioterapia ) ou onde o MPV aumenta, nos casos de trombocitopenia por aumento de destruição periférica com megacariocitopoiese normal ( púrpura auto-imune ou CID ).


157 comentários:

  1. meu exame deu contagem de plaquetas 182.000 é normal?
    e a MPV 9,3 fl é bom?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanto o número de plaquetas como o seu MPV apresentam-se dentro dos valores de referência

      Eliminar
  2. Meu numero de plaques está dentro do normal (221.000) mas meu MPV deu 12,6. Isso é preocupante? pode ser sinal de alguma doença?

    ResponderEliminar
  3. Como foi dito, o MPV é um parâmetro que pode sofrer variações por variáveis pré-analíticas como o tempo que decorreu entre a colheita da amostra de sangue e o processamento da análise, o anticoagulante utilizado, etc, variações estas que não indiciam qualquer tipo de patologia. No entanto, um valor de 12,6 fl de MPV é um valor elevado que requer atenção. Nesta medida, é de considerar a repetição da análise, em condições tecnicamente óptimas, e caso se confirme aquele valor de MPV deverá recorrer ao seu médico para ele avaliar a situação.

    ResponderEliminar
  4. Após ler este artigo fico deveras preocupada, as minha analises revelam numero de plaquetas 156.000 e MPV 13.6 fl... Estes valores podem estar associados a uma doença?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O número das plaquetas está dentro do valor de referência. O mesmo não se poderá dizer do MPV. No entanto, como foi referido, o valor do MPV pode ser alterado por factores pré-analíticos vários e se for esse o caso não indicam qualquer patologia.
      É importante ter em conta que estes artigos aqui publicados NUNCA servem para substituir o que o médico particular disser ao doente. Desta forma o mais que poderei sugerir é repetir em condições óptimas a análise e caso se confirmem os resultados recorrer ao seu médico para avaliação da situação.

      Eliminar
  5. MPV 11,4 fl e plaquetas 236.000. Mesmo assim preciso repetir o exame? estou achando alto o valor de MPV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qualquer análise quando em valor considerado normal apenas cobre 95% das pessoas efectivamente dentro dos valores de referência pois 2.5% de pessoas efectivamente saudáveis apresentam valores inferiores ao limite mínimo do intervalo de referência e 2.5% das pessoas efectivamente saudáveis apresentam valores superiores ao limite máximo de referência. Para além disto, a que se chama de cilada estatística de interpretação, há os erros pré-analíticos, que constam de vários procedimentos como tempo que decorre entre a colheita e a realização da análise, anticoagulante utilizado, etc. Evidentemente que há sempre outros erros que eventualmente podem ocorrer, mas que em princípio são de excluir. Apenas porque estes erros podem acontecer, e só não erra quem nada faz, é que um valor anormal de uma análise, e que não seja esperado pela clínica que o paciente manifesta, deve ser repetida para confirmação, ou infirmação, do resultado que se encontrou.
      No caso de, em condições óptimas de realização da análise, se confirmar um resultado fora dos limites de referência para o analito deverá esse resultado ser interpretado pelo médico assistente e só ele poderá indicar outros procedimentos, iniciar algum tratamento ou apenas vigilância, ou até mesmo considerar que nada justifica fazer.

      Eliminar
  6. Olá. meu mpv deu 5,6fl ... abaixo do parâmetro.
    minhas plaquetas deram ok... 152 x10^3/ uL.
    O que será que é? o resto do Hemograma deu todo OK.

    ResponderEliminar
  7. Boa tarde
    Com base apenas num valor de MPV é impossível dizer muito, no entanto deixo aqui uns tópicos.
    O valor do MPV pode ser influenciado in vitro por muitas variáveis, desde a tecnologia, população alvo, efeitos de anticoagulantes sobre as plaquetas, temperatura e tempo de armazenamento entre muitas outras, para além de causas patológicas e/ou fisiológicas do próprio doente.
    Doenças como sépsis, tratamentos com quimioterapia, doenças inflamatórias intestinais ( como doença de Crohn ou colite ulcerosa ), hipotiroidismo, anemia megaloblástica e síndrome de Wiskott-Aldrichpodem cursar com um valor de MPV inferior ao valor de referência. Também uma baixa do ferro sérico é frequente acompanhar-se de um valor baixo de MPV mas, no geral, há um aumento do número de plaquetas circulantes.
    Importa referir que uma baixa de produção plaquetária se associa geralmente a um MPV baixo.
    É, no entanto, importante ter em conta que por si só um valor de MPV baixo não é muito ameaçador, ao contrário do que sucede com os valores altos, sendo mais um dado para ajudar ao despiste de uma patologia que curse com um MPV baixo .
    Para uma resposta mais cabal, necessitaria de muitos outros dados, como idade, sexo, tratamentos que eventualmente esteja a fazer, patologias que eventualmente tenha, etc, mas que obviamente pedindo ajuda ao seu médico assistente ele saberá, de modo fácil, proceder da melhor forma com vista ao estudo da situação e correcção da mesma.

    ResponderEliminar
  8. Oi, minhas plaquetas sempre deram entre 170.000 e 175.000, dessa vez deu 183.000 com MPV de 12,20, com PCR alto (para risco coronariano, mas não ainda para doença reumática. Fora que meu colesterol que sempre foi ótimo, de junho para cá passou de excelente (com HDL alto para 48 - era 76 depois 68 e o não HDL chegou em 195), para alto risco, sendo que não como gorduras, frituras, enlatados, como basicamente alimentação natural/integral, frutas, verduras ...Pode ser sinal de alguma doença?

    ResponderEliminar
  9. Boa tarde
    A interpretação deste tipo de análises não pode ser feita seguindo o pensamento " tenho estes valores analíticos, logo tenho está doença" mas sim tidos os valores analíticos como indicadores de maior ou menor risco de certas patologias.
    No seu caso, com um HDL colesterol ainda dentro dos valores normais mas vindo progressivamente a descer e estando já próximo do valor mínimo aceitável, o LDL colesterol com um valor alto, podemos considerar o valor do MPV mais um factor de risco coronário.
    No entanto, mais importante do que as análises é sempre a clínica e há que considerar outras situações como sejam hábitos tabagicos, outras patologias eventualmente existentes como hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias familiares, hábitos de vida particularmente sedentarismo ou stress, entre outras.
    Desta forma penso que será aconselhável falar com o seu médico para despiste de alguma patologia causadora destas alterações recentes dos seus valores analíticos, já que tem vários valores que deverão ser corrigidos numa tentativa de prevenção de risco cardíaco.
    Concretamente quanto à questão formulada não se pode concluir pela existência ou não de alguma doença em concreto pois faltam outros dados.

    ResponderEliminar
  10. achei estranho meu exame de plaquetas, sendo o número total de plaquetas ter dado 148,000/mm3 (valores de referencia: 150.000 a 450.000), ou seja, baixo! Porém, o volume plaquetário deu um pouco alto: 12,8 fl (valores de referencia: 9,2 a12,6 fl)
    Isso é normal: um alto e outro baixo?

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde
    Tal como é afirmado em "Intervalos de referência em valores de laboratório", neste blogue, há sempre 2.5% da população saudável acima e outros 2.5% da população saudável com valores inferiores aos limites superior e inferior, respectivamente, do intervalo de referência, já que este intervalo apenas engloba 95% da população saudável.
    Por outro lado, o facto de ter um valor acima do intervalo de referência, para um parâmetro, é independente do facto de outro parâmetro estar abaixo do seu limite mínimo de intervalo de referência. A sua variação não se correlaciona de forma obrigatória.
    Assim sendo, e dado ambos os valores estarem muito próximos dos respectivos valores de referência, pode considerar que nada de anormal se está passando e, caso ache melhor, poderá repetir a análise para confirmar os valores, mas sempre tendo em conta que, em princípio, ambos os valores estão dentro dos seus limites de referência.
    De notar, no entanto, que um MPV de 12.5 fl me parece um valor demasiado alto para ser considerado um limite máximo de intervalo de referência, pelo que talvez seja melhor falar com o seu médico para conferir esse dado.

    ResponderEliminar
  12. Meu total de Plaquetas deu 180.000/m3
    e o Volume Plaquetário Médio deu 14,3 fl. Devo me preocupar Dr. ?

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde
    A palavra certa não é "preocupar" mas "acautelar"
    Enquanto o número de plaquetas se encontra num valor perfeitamente normal, já o MPV tem um valor muito alto e que tem de ser estudado. No entanto, a primeira coisa a fazer, depois de falar com o seu médico, é repetir o hemograma, pois pode ter havido, por alguma razão, um agregar de plaquetas in vitro, que por um lado baixa o número de plaquetas ( imagine que você tinha 300000/mm3 mas com o agregar foram apenas contadas 180000/mm3 que apesar de ser um número normal não corresponde ao número real ) mas por outro lado "aumenta" o volume das plaquetas, já que cada partícula contada como uma plaqueta na realidade são 2 ou 3. Depois de confirmar este dado, e se se confirmar, deverá ser estudado para alguma eventual patologia que lhe esteja a provocar esse MPV muito alto, já que, como foi dito, pode ter consequências graves. Atenção, eu disse "pode ter " não disse "tem de certeza", mas há que precaver.

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde,

    Há 6 anos foi-me diagnosticada Trombocitose essencial com contagens plaquetárias na ordem dos 1000.000-1500.000. Após medicada com anagrelide por alguns meses e posteriormente uma gravidez, a contagem regressou a valores normais (280.000-400.000). Verifico agora ter 290.000 mas VPM de 11. Poderá ter algum significado?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Tendo sempre em conta que é o seu médico pessoal a pessoa que melhor estará em condições de lhe responder a todas as questões sobre a sua saúde, visto ter todos os dados, parece-me que no seu caso a medicação está a resultar, visto o objectivo da medicação que toma é uma redução do número de plaquetas, coisa que se verifica. De referir que a trombocitose essencial é uma patologia onde o MPV é alto e como tal será de esperar que o seu seja dessa ordem de valor.
      Desta forma, pelos dados que me indicou, apenas posso dizer que me parece que a medicação está a conseguir controlar a sua doença sanguínea.
      Agradeço a questão

      Eliminar
  15. Boa tarde,

    O valor do meu exame deu 240.000/m3 e MVP de 12,3 fl, portante fora dos parâmetros de referencia. Dr. acha alto ou tenho de ter algum cuidado?? Em simultâneo com essas análises fiz um eletrocardiograma que deu como resultado normal. Mas como sou de família com hipertensão e já o meu avó faleceu de AVC. Acha que este valores são de risco? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      O valor do MPV não faz diagnóstico de nenhuma patologia mas em conjunto com outros parâmetros analíticos ajuda a fazer um diagnóstico. O MPV, como se referiu, tem um valor elevado em várias patologias, não sendo unicamente de foro cardiovascular.
      Dito isto, e tendo isto em mente, a resposta à sua questão é que sim, o valor de MPV é elevado e, não entrando em alarmes, deve se o seu médico assistente achar conveniente fazer um estudo do porquê do seu valor elevado de MPV.
      Agradeço a questão

      Eliminar
  16. tenho PTT reercitiva e minha ultima crise foi em dezembro/2013 quando tive uma infecção no quadril onde necrosou as 2 cabeças femurais fiz exame dia 22/10/14 e minhas plaquetas estavam 150.000 e minha mpv 12,5, gostaria de saber se mesmo sem as crises de PTT e valores de PCR normais o meu mpv não deveria esta dentro dos valores normais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      A PTT cursa com MPV alto pelo que se tem diagnosticado uma PTT pode ter, por essa causa, um MPV elevado persistentemente.

      Eliminar
  17. Boa noite,
    O valor do meu exame deu 275000/mm3 e o MPV 10,8. Em 2011, tinha 288000/mm3 e MPV 9,2. Portanto, houve aqui uma subida do MPV que agora está fora do intervalo de referência. Devo procurar aconselhamento médico ou o valor do MPV não é (para já) preocupante?
    Já agora, como podemos diminuir o MPV? Está associado ao estilo de vida e à alimentação?
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  18. Boa noite
    Considerando que o aconselhamento médico é sempre conveniente, e apenas reportando-me aos dados que informa, devo dizer que ainda que o MPV não se encontre dentro dos valores de referência ( do meu laboratório ) isso deve ser, por um lado visto em relação aos valores de referência do laboratório onde efectuou as análises ( visto poder sempre haver algumas pequenas variações, mas nunca muito significativas, de laboratório para laboratório ) e por outro ter em consideração que não é o MPV que altera o estado de saúde mas sim o estado de saúde que altera o MPV, ou pode alterar. Desta maneira, sim eu aconselharia a aconselhar-se com o seu médico e não, não parece ser uma situação grave mas que deve ser despistada alguma causa para o MPV estar elevado.

    ResponderEliminar
  19. oii , meu mvp deu 13,5 referente 7,10a10,10 isso é preocupante ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Como foi dito anteriormente, o valor do MPV pode associar-se a diversas patologias. Um valor de 13.5 fl é um valor elevado que merece ser despistada a causa desse valor. Há que ter, no entanto, em atenção que mesmo um valor desta grandeza pode não significar patologia, podendo cair nos 2.5% da população cujo valor normal fica acima do valor de referência para a população normal, aquilo a que se chama a cilada estatística de interpretação.
      De qualquer forma, e visto não saber o número de plaquetas nem outros dados que podem ser significativos, será aconselhável procurar o seu médico assistente para esclarecimento da causa deste MPV

      Eliminar
  20. Meu pai tem 81 anos.... no exame atual o MPV está 7,9 e a contagem de plaquetas 126000. É necessário procurar um hematologista ou outro médico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Pelos dados que me dá não me parece que seja de preocupar os resultados dos valores plaquetários. Ainda que o número de plaquetas esteja ligeiramente inferior ao valor de referência, esse valor não é, em princípio, de preocupar, podendo contudo repetir a análise para confirmação do número de plaquetas.
      Em conclusão o MPV está dentro dos valores de referência e o número de plaquetas não é preocupante mas pode repetir a análise até porque pode ter havido algum pequeno e irrelevante erro pré-analítico ( por exemplo agregação plaquetária com consequente diminuição do número real das plaquetas ) que desta forma será confirmado ou não.

      Eliminar
  21. Boa tarde. Fiz vários exames e a única alteração no hemograma foi com relação ao MPV, que apontou 11,4. Plaquetas 178.000. Preciso me preocupar? Desde já agradeço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      A minha resposta é que, em princípio, esse valor não é de preocupar mas sim de vigiar, bem como ter em atenção que outros parâmetros podem ser de valorizar. Em todo o caso se o único parâmetro alterado ( não único do hemograma mas de todas as análises que eventualmente terá efectuado ) for o MPV, então não é de preocupar mas de vigiar.

      Eliminar
  22. Boa tarde,
    Fiz o exame de sangue o número de plaquetas deu normal 341.000/ul , mas o volume planetário deu baixo 6,1 fl. Devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Os valores do MPV variam entre 6.5 fl e 9.5 fl, sendo que 95% da população normal apresenta-se com um valor compreendido neste intervalo, havendo 2.5% da população saudável com valor inferior a 6.5 fl e 2.5% da população saudável com valor superior a 9.5 fl. Sendo assim o seu valor de 6.1 fl está muito próximo do limite inferior do intervalo de referência.
      Situações que cursam com valor baixo de MPV são entre outras sépsis, tratamento com quimioterapia, doença inflamatória intestinal, hipotiroidismo, anemia megaloblástica, síndrome de Wiskott-Aldrich, trombocitose reactiva com diminuição do MPV em situações de hipoplasia medular, trombocitopenias em situação de hipoplasia medular. Dado ter um valor normal do número de plaquetas as situações de trombocitopenia ou trombocitose ficam por definição excluídas. Sépsis fica excluída por razões evidentes e quimioterapia, no caso de não a estar a fazer ( o que julgo ser a situação ) também fica excluída. As demais situações patológicas referidas, excepto síndrome de Wiscott-Aldrich, são algo frequentes, conforme a situação socio-económica, localização de habitação, herança genética, etc, terão de ser descartadas por despiste clínico e/ou por exames complementares dirigidos a elas, mas que o seu médico assistente teve por certo em consideração quando da consulta e pedido das análises que efectuou, não sendo no entanto possível fazer um diagnóstico desses através do MPV.
      Em conclusão penso, pelos dados que tenho que são escassos, que o seu MPV não aponta para uma situação preocupante.

      Eliminar
  23. Boa tarde.
    O meu número de Plaquetas deu 298.000 (referencia do laboratório de 130.000 a 450.000) e meu VPM deu 9,0 (referencia do laboratório de 9,4 a 12,4) esses valores são preocupantes?
    Sou do sexo masculino e tenho 36 anos.
    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Os seus valores para os parâmetros referidos podem ser considerados normais, não tendo por isso, e para esses parâmetros, de se preocupar.

      Eliminar
  24. Plaquetas sempre próximo ao minimo
    154 , 171
    e VPM sempre alto 12,1 e 12 (referencia até 10)
    Devo me preocupar e qual especialista procurar?

    ResponderEliminar
  25. Boa noite
    O MPV é alto e deve estar atento a esse parâmetro pois MPV alto associa-se a diversas patologias. Deverá falar com o seu médico assistente ou em alternativa um especialista em Medicina Interna visto várias patologias de diferentes etiologias poderem associar-se a MPV elevado.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia!
    Fiz um exame admissional, hemograma completo... conferi tudo certinho, porém as Plaquetas deu 225 mil/mm3, e o VPM deu 6.5, sendo que a referência no exame está entre 6.9 a 10.6 FL, devo me preocupar com aprovação do exame?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Caso o único valor alterado seja o MPV não parece o seu caso ser de preocupar. Como foi referido apenas 95% da população cai dentro dos valores de referência sendo que há 2.5% de pessoas saudáveis com valores inferiores ao limite inferior do intervalo de referência e 2.5% de pessoas saudáveis com valores superiores ao limite superior do intervalo de referência.

      Eliminar
  27. boa noite o meu mpv deu 6.5 mas meu laboratorio da referencias entre 9 e 12,7, minhas plaquetas estao dentro das referencias determinadas , devo me preocupar ou essa media de 6,5 n é preocupante ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Os valores do intervalo de referência que informa são valores que me parecem ser muito elevados e a menos que seja de uma população muito peculiar não me parecem muito plausiveis até prova em contrário. Para os critérios geralmente aceites um valor de 6.5 fl é um valor praticamente normal. No seu caso particular, e dado os valores do intervalo de referência serem muito diferentes dos habitualmente aceites, não lhe posso dar outra informação excepto que deverá solicitar ao laboratório uma melhor interpretação dos seus resultados nesse parâmetro

      Eliminar
  28. Um intolerante a lactose com uma dieta fraca em cálcio e lipidios pode ter seu mpv diminuído ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Não há relação directa entre as situações. No entanto é muito frequente os doentes com doença de Crohn serem intolerantes à lactose e por essa razão fazerem uma dieta pobre em cálcio e simultaneamente é frequente o MPV dos doentes de Crohn apresentarem um baixo MPV mas por mecanismos diferentes um do outro.

      Eliminar
  29. Bom dia , um portador do vírus hiv tem sempre um mpv muito baixou ou uma pequena variação pode ser um sinal do vírus ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Partindo do princípio que em medicina não há "sempre" nem "nunca", posso dizer que um portador de vírus de HIV pode ter um MPV baixo mas isto não se verifica em todos os casos, e na realidade até a maioria das situações cursam com aumento de MPV.
      Uma variação de MPV para um valor inferior ao do intervalo de referência, aliás como para valor superior ao desse intervalo, não é patognomónico de HIV pois muitas outras situações patológicas ou não podem originar alterações do MPV.

      Eliminar
  30. boa noite o hdl e ldl baixos podem ocasionar na diminuição do mpv ? Isso se assemelha com alguma patologia ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Não, a baixa de LDL e/ou HDL não se correlaciona necessariamente com uma diminuição do MPV mas o contrário verifica-se sendo que em casos de dislipidemias podemos encontrar um MPV aumentado

      Eliminar
  31. Boa tarde uma infecção pela bactéria h.pyloryi pode explicar um mpv baixo ?

    ResponderEliminar
  32. Boa noite
    Poder pode mas de forma indirecta pela hemorragia e subsequente ferropenia que a infecção por H. pylory pode causar

    ResponderEliminar
  33. Respostas
    1. Boa noite

      Presumo que o valor de "183" significa 183000 plaquetas/mm3 e se assim for apresenta um valor perfeitamente normal

      Eliminar
  34. Boa tarde
    Penso que se refere ao número de plaquetas por microlitro e caso assim seja 183000 plaquetas por microlitro é um valor dentro dos limites de referência

    ResponderEliminar
  35. Estou com pés e mãos inchados, bem doloridos mal consigo abrir uma porta ou pegar as coisas, olhos vermelhos e um pouco de coceira na pele. Fui ao medico e lá com minha pressão 18 por 11, fiz exame de sangue e minhas plaquetas estavam 152, espantando a médica que disse estar muito baixa e que provavelmente eu posso estar com dengue, o que me assusta pq ja tive 2 vezes e aqui no Brasil, a área de saúde está precária, muitos erros médicos, estou com medo de ser mais uma vítima e mesmo morrer, 152 de plaquetas é mesmo baixo? O que posso ter? Me ajude!

    ResponderEliminar
  36. Boa tarde
    O número de plaquetas não é preocupante mas uma tensão mínima de 110 mmHg e uma máxima de 180 mm Hg é muito preocupante.

    ResponderEliminar
  37. Bom dia
    Minha plaquetas deu 167mil/mm
    E meu MPV deu 12,3fl e um caso de mim preuculpa .
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
  38. Boa tarde
    O valor de MPV é alto e merece ser estudado, sob orientação do seu médico assistente, com vista a saber a sua etiologia.

    ResponderEliminar
  39. Boa tarde!
    Minha filha apresentou plaquetas 433.000mm3 e um MPV:11,50mm3 enquanto os leucócitos ficaram em 6100mm3 o que será?

    ResponderEliminar
  40. Boa tarde
    Os dados fornecidos não são suficientes para indicar qualquer tipo de diagnóstico mas, se bem que o número de plaquetas esteja ligeiramente alto, e podem situações tão simples como uma hemorragia fisiológica levar a uma subida assim ligeira, já o MPV apresenta um valor elevado que merece, juntamente com o seu médico assistente, ser estudado.
    O número de leucócitos apresenta um valor perfeitamente normal.

    ResponderEliminar
  41. DR. Bom dia! meu plaquetas deram 326.000/mm3 e VPM deu 8,6 fL, portanto, abaixo da referencia. O que pode esta havendo?

    ResponderEliminar
  42. Boa tarde
    Os valores referidos estão dentro dos limites da normalidade pelo que, em princípio, nada se passa de anormal

    ResponderEliminar
  43. oi boa tarde
    meu MPV deu 12,9
    e minhas plaquetas 293.000
    esta tudo bem comigo

    ResponderEliminar
  44. Boa tarde
    MPV superior a 9.5 fl é um MPV elevado que pode requerer ser estudado. No entanto, tem sempre de se ter em conta que os índices plaquetários, dos quais o MPV é mais utilizado, podem sofrer alterações in vitro por muitos motivos que obviamente nada têm de preocupante para o doente pois são exteriores a ele. A simples maior demora no manuseamento da amostra bem como o anticoagulante utilizado podem alterar, tanto para maior como para menor, o MPV. Assim enquanto o número de plaquetas está dentro dos valores de referência, e dessa forma nada de anormal se passa, já o seu MPV está elevado e deve ser estudado pelo seu médico assistente alguma possível causa para tal, inclusivé causas de mau manuseamento da amostra.

    ResponderEliminar
  45. boa noite!
    estou a ser seguida por um médico de gastro (por suspeita de doença inflamatória intestinal - doença de crohn é a dúvida; esfinter interno incontinente é uma certeza dada pela endoscopia); e depois de me aparecerem equimoses o referido especialista decidiu que seria melhor investigar mais a fundo o meu sangue. Da primeira vez, tiraram-me sete tubos e os valores estavam equilibrados (sendo que o factor Viii funcional estava a 50%). Da segunda vez, com os mesmos sete tubos, o factor von willebrand (actividade) cofactor da ristocetina estava a 42% (num intervalo [50-180]). factor viii border line com pcr = 0,8mg/dl. proteína c reativa ligeiramente alterada.
    Também estou a ser seguida por uma pneumologista pois tive uma pneumonia há dois anos e desde então tenho hiperinsuflação pulmonar. Resumindo, não sinto que o meu sistema imunológico seja o mais famoso, tenho 30 anos... Gostaria de saber, se possível, se está tudo relacionado... Terei consulta brevemente e estou à espera de me darem nova data para fazer novas análises ao sangue ("pelas caracteristicas da doença de von willebrand, torna-se necessário repetir as análises", escreve a doutora, no relatório preliminar).
    Obrigada pela atenção (às vezes, uma palavra de alento faz a diferença)

    ResponderEliminar
  46. Boa tarde
    A Doença de Crohn é uma doença auto-imune que pode, e geralmente tem, ter repercussões sobre muitos outros órgãos para além dos do sistema gastro-intestinal. Muitas vezes mesmo o diagnóstico é retardado e torna-se difícil porque os sintomas prevalentes são de aparelhos ou órgãos fora do sistema digestivo. Nesta medida faz bem em ser seguida pelo gastro-enterologista pois ele saberá relacionar os dados que apresentar e concluir, ou não, que tudo são manifestações da Doença de Crohn. é aliás muito habitual um doente com Doença de Crohn quando chega ao gastro-enterologista já ter passado por muitos outros médicos de outras especialidades. Assim, a resposta é que sim, pode tudo estar relacionado mas isto não significa que obrigatoriamente esteja. Deve pois aconselhar-se, como diz estar a fazer, junto do seu gastro-enterologista e seguir o que ele diga.

    ResponderEliminar
  47. CONTAGEM DE PLAQUETAS 275.000 /mm3 150.000 450.000

    MPV 10.6 fL 8.0 - 11.0

    Ta muito alto amigo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de saber o procedimento para baixa o mpv se medicamento, ou tratamento forte? E se algum alimento que possibilita baixar o mpv e algum que aumente?

      Eliminar
  48. Bom dia
    O MPV não se trata por si só. O que se trata é a situação patológica que altera o MPV, situações que são de muitas etimologias.

    ResponderEliminar
  49. Bom Dia Dr.
    Minha plaquetas foi 274mil/mm³, (150 a 300) meu vpm foi 11,7fl (7.0 a 11.0) meu pct foi 0,32 (0,10 a 0,28). no passado eu tive febre reaumatica, mais fiz o tratamento 10 anos e fiquei bom. ha seis anos que eu não fazia exames, gostaria de saber mais informações sobre os meu exame. Agradeço Desde Já.

    ResponderEliminar
  50. Boa tarde
    O MPV é um dado a mais para ajudar a fazer um diagnóstico e, por si só, pouca indicação dá. Assim, no seu caso temos que o número de plaquetas está dentro dos valores de referência sendo que o MPV está muito ligeiramente aumentado. Caso o valor de referência para a população onde se insere seja mesmo o indicado pelo seu laboratório ( e nada me faz pensar que não o seja embora seja diferente do que eu utilizo, eventualmente por serem populações distintas ) o seu MPV está dentro do que se pode aceitar como normal e como tal nada tem a preocupar-se no que toca a estes parâmetros.

    ResponderEliminar
  51. Boa tarde meu PDW deu 9.1fl, o meu MPV deu 8,5fl e o P_LCR 13,5%. Não tenho valores de referência, mas foi sinalizado o MPV. Devo preocupar-me? Já marquei a consulta, mas estou ansioso, porque a consulta é daqui há um mês. Por favor, agradeço resposta. Gostei do seu blogue. Parabéns.

    ResponderEliminar
  52. Boa tarde
    O seu MPV é um valor que está dentro dos intervalos de referência normalmente aceites para as populações ocidentais, pelo que por este parâmetro não tem de se preocupar.
    Provavelmente a sinalização que aparece será por alguma situação do aparelho ( ex.: um dos canais de contagem ter dado diferente das dos outros, ou alguma coisa desse género ) mas que por norma não tem importância significativa.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite fui diagnosticado com pti minhas plaquetas deram 110.000 e m.p.v 12.6 e normal .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      PTI cursa com MPV elevado pelo que é de esperar um MPV do valor que indica ter.

      Eliminar
  54. Fui diagnosticado com pti .minhas plaquetas estao 110.000 e o m.p.v 12.6 .Elas estao subindo aos poucos pois uso prednisona e normal esse m.p.v

    ResponderEliminar
  55. Boa noite

    PTI cursa com MPV elevado pelo que é de esperar um MPV do valor que indica ter.

    ResponderEliminar
  56. oi meu filho teve um problema de coagulaçao e fez um exame de von willebrand vou ti mandar o resultado poderia me esplicar por gentileza fator de von willebrand 124 % fator de ristocetina 42% fator 8 161%

    ResponderEliminar
  57. Boa noite
    Essas análises apontam para o médico do seu filho estar a tentar despistar uma doença de von Willebrand sendo que o valor de ristocetina está muito ligeiramente baixo ainda que esse a concentração de ristocetina varia consoante o grupo sanguíneo do doente. Pelos dados que me indica não posso dar informações mais detalhadas mas por certo o médico do seu filho estará a fazer o estudo certo e a aconselhará do modo mais correcto

    ResponderEliminar
  58. Boa noite,

    O resultado de meus exames demonstram variações nos seguintes exames :
    Plaquetas : 125.000
    Glicose : 116 mg/dl
    Hemoglobina Glicada : 5,9% ( 4 a 6 % pacientes não diabéticos )
    Colesterol Total : 179 mg/dl
    HDL : 39 mg/dl
    LDL : 110,2 mg/dl
    NÃO HDL : 140 mg/dl
    Triglicérides : 149 mg/dl
    AU : 8,4 mg/dl
    Ferretina : 874,36 ng/ml

    Por gentileza, essa combinação de resultados, podem afetar o nível do MPV ? Quais os cuidados que devo tomar ??

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Os valores analíticos que faculta apenas mostram ter hiperferritinemia o que pode acontecer, entre outras situações, numa doença inflamatória e uma doença inflamatória pode cursar com um MPV aumentado. De qualquer forma não deve tomar esta informação como sendo necessariamente o seu caso pois a hiperferritenemia aparece em muitas situações e como tal pode não estar a fazer nenhuma inflamação e o motivo da hiperferritinemia ser outro e assim eventualmente não causar alteração de MPV. Apenas o seu médico munido de exames complementares mas principalmente com o doente em frente pode fazer um diagnóstico acertado, servindo este tipo de sites apenas como informação para os doentes estarem melhor informados na consulta com o médico e não para substituirem, de forma nenhuma, o médico assistente.

      Eliminar
  59. Boa tarde o exame do meu filho de 8 anos deu numero de plaquetas dentro do valor de referência mas o volume plaquetário médio deu 4.9 fL esta baixo devo me preocupar

    ResponderEliminar
  60. Boa noite
    O MPV é muito baixo, o que não quer necessariamente dizer que se tem de preocupar. Deve, na minha opinião, repetir a análise e caso se confirme deve ser estudado para pesquizar a etiologia do MPV baixo.

    ResponderEliminar
  61. Olá "Doença de Crohn"! Tudo bom?
    Desculpe pela a pergunta mas você parece ter conhecimento no assunto. Um MPV 12,8 e 191,000 na contagem de plaquetas em mm3 seria normal? Sendo em uma garota de 16 anos, qua não fuma nem nada. E esse valor tem algo haver com colesterol um pouco alto em 201,7? Desde já grata pela resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      O número de plaquetas está dentro dos valores de referência mas o MPV é bastante alto, não me parecendo que uma concentração de colesterol no soro de 201.7 mg/dl seja o causador ( valor de referência do colesterol no soro < 200 mg/dl, havendo actualmente quem dê outros valores da ordem dos 160-180 mg/dl ) uma vez que é praticamente normal.
      Há que referir, e verificar, que o MPV pode aumentar in vitro por situações tão simples quanto o tempo entre a colheita e a análise ou pode haver pequenos agregados plaquetários que diminuem, por um lado, o número de plaquetas e, por outro lado, sendo contados como plaquetas aumentam "artificialmente" o MPV. Talvez não seja mau procedimento a repetição da análise tendo em conta estes e outros possíveis erros pré-analíticos para confirmar, ou não, o valor de MPV, efectivamente alto sendo de 12.8 fl

      Eliminar
  62. Plaquetas 4448 mvp 5.0
    Devo me preocupar.meu filho tem a doença Von willibrand

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Penso que o número de plaquetas será de 444800/mm3 e caso assim seja não tem de se preocupar. Se o valor for efectivamente 4448 plaquetas/mm3 então sim deve preocupar-se pois está com uma trombocitopenia muito acentuada.

      Eliminar
  63. Respostas
    1. Boa noite
      MPV não pode ser visto como uma doença pois o que na realidade é é um sinal de algo que não esteja bem, no caso de estar alterado obviamente. Assim sendo embora o MPV de 10.3 fl seja elevado para os valores de referência tem de procurar alguma causa que possa ser a responsãvel por esse aumento. MPV tem no entanto a possibilidade de ajudar a desencadear algumas patologias, nomeadamente relacionadas com alterações da coagulação ( embolias, tromboses ) ou outras e um resultado alto de MPV é um alarme para tentar procurar antecipadamente alguma patologia que se possa vir a desencadear mas o MPV não se trata, o que se trata é a causa que originou o MPV. Há no entanto, e muitas vezes, situações que fazem aumentar MPV sem que isso indique que outra patologia possa ser desencadeada. Assim sendo, se o seu médico assistente a tiver estudado para as causas que possam fazer subir o MPV e tenha chegado à conclusão que não são relevantes, o valor que apresenta de MPV não é de preocupar.

      Eliminar
  64. Doutor, boa tarde!

    Plaquetas 200.000, com M.P.V. de 13.9 (9.2 a 12.6).
    O que o Senhor, acha?

    ResponderEliminar
  65. Boa noite

    O seu MPV é muito elevado e se fosse eu tentava repetir para confirmar o valor ou infirmar.
    Há que ter sempre em mente que o valor da MPV, bem como de outros índices plaquetátios, são alterados in vitro por múltiplos factores tão simples quanto o tempo que decorre entre a colheita do sangue e a análise no aparelho. de qualquer forma, caso se confirme o valor de MPV, há que recorrer ao seu médico assistente para despistar a causa desse valor elevado.
    Quanto ao número de plaquetas ( 200000/mm3 ) é um valor perfeitamente dentro dos limites de referência.

    ResponderEliminar
  66. Dr, boa tarde !
    Meus resultados foram, plaquetas 219.000 e M.P.V 12,60, fiz esses exames para fezer cirurgia da tireoide, caso esteja muito alto não posso fazer a cirurgia ? Estou preocupada.

    ResponderEliminar
  67. Dr. Bom dia,

    Participo de um processo seletivo, meu mpv deu 10,6 o parâmetro é de até 9,5. Sendo que uma semana antes eu diz o mesmo exame e o resultado foi de 8,10fl. Devo refazer o exame ou o último resultado não é de preocupar?
    GT/Samuel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      O MPV pode variar por múltiplos factores tanto in vivo como in vitro pelo que este resultado não deve ser de preocupar mas deverá confirmar dentro de pouco tempo esse MPV

      Eliminar
  68. Bom dia!
    Fiz um exame Hemograma
    A plaquetas deu o valor de 21800 e o meu MPV deu o valor de 10,50..
    Poderia me explicar melhor?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      O que posso dizer é que tem uma trombocitopenia grave ( baixo número de plaquetas ) com um MPV algo elevado. Tem de ser aconselhado pelo seu médico assistente do porquê dessa trombocitopenia.

      Eliminar
  69. Boa noite!
    Fiz um exame de Hemograma completo.
    HEMOGRAMA

    ERITROGRAMA

    ERITRÓCITOS: 4,73 milhões/mm³ - 4,0 a 5,2 milhões/mm³
    HEMOGLOBINA: 12,9 g/dL - 12,0 a 16,0 g/dL
    HEMATOCRITO: 39,7 % -35,0 a 46,0 %
    V.C.M: 83,9 fL - 80,0 a 100,0 fL
    H.C.M: 27,3 pg - 26,0 a 34,0 pg
    C.H.C.M: 32,5 g/dL - 31,0 a 36,0 g/dL
    RDW: 13,3 % - 11,5 a 15,0 %
    PLAQUETAS: 318mil/mm³ - 150 a 450 mil/mm³
    MPV: 7,7fL - 7,8 a 11,0 fL

    Noto MPV pouco inferior a referência, isso pode ser alguma coisa?

    LEUCOGRAMA

    LEUCÓCITOS:
    6.900 mm³ - 3.500 a 10.000 mm³
    MIELÓCITOS: 0,0 % 0mm³ - 0 % 0 mm³
    METAMIELÓCITOS: 0,0 % 0mm³ - 0 % 0 mm³
    BASTONETES: 0,0 % 0mm³ - 0 a 5 % 0 a 500 mm³
    SEGMENTADOS: 48 % 3.312mm³ - 45 a 66 % 1.600 a 7.000 mm³
    NEUTROFILOS: 48,0% 3.312mm³ - 45 a 66 % 1.600 a 7.000 mm³
    EOSINÓFILOS: 1,0% 69mm³ - 1 a 4 % 35 a 400 mm³
    BASÓFILOS:0,0 % 0mm³ - 0 a 1 % 0 a 100 mm³
    LINFOCITOS TIPICOS: 44,0% 3.036mm³ - 18 a 36 % 810 a 3.600 mm³
    LINFÓCITOS ATIPICOS:0,0% 0mm³ -0 a 3 % 0 a 300 mm³
    MONÓCITOS:7,0% 483mm³ - 2 a 10 % 90 a 1.000 mm³
    OUTRAS CELULAS:0,0% 0mm³


    CARACTERES MORFOLOGICOS:
    Ausência de caracteres tóxicos degenerativos nos neutrófilos.
    Ausência de atipia nos linfócitos.

    No Leucograma noto os Linfócitos típicos a 44%, superior ao valor de referência também.

    Poderia me explicar por gentileza?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  70. Boa tarde

    Nos valores apresentados está repetido os "segmentados" e os "neutrófilos" que são a mesma coisa.
    Os valores estão todos dentro do que se pode considerar esperado. Uma alteração de MPV de 0.1 fl é irrelevante. Quanto às frequências das subpopulações leucocitárias o mais significativo é o seu valor absoluto e não o percentual e noto que os linfócitos, em valor absoluto, estão dentro do intervalo de referência.
    Assim sendo apresenta uns resultados dentro do esperado para a normalidade.

    ResponderEliminar
  71. Boa Noite,

    Primeiramente quero agradecer pelo Blog que está me ajudando muito nos meus estudos..
    O que pode me dizer desse resultado de um Rapaz de 22 anos
    Plaquetas : 249 x10³/mm³
    VPM : 10,4 fL

    ResponderEliminar
  72. Boa tarde

    Os resultados analíticos, quaisquer que eles sejam, são sempre meios COMPLEMENTARES de diagnóstico, ou seja, auxiliam o médico sobre as decisões que a clínica aponta. Também todos os resulatdos analíticos seguem a regra " nem sempre nem nunca".
    Tendo isto em conta posso dizer-lhe que o número de plaquetas está perfeitamente dentro dos limites de referência enquanto que o MPV está aumentado sendo de aconselhar pesquizar, junto do seu médico, se existe alguma razão para esse MPV elevado. De referir que os valores dos intervalos de referência incluem apenas 95% das pessoas saudáveis deixando 2.5% de pessoas saudáveis fora dos limites por estarem abaixo do limite inferior, mas são perfeitamente saudáveis, e 2.5% de pessoas perfeitamente saudáveis por estarem acima do limite superior da referência mas igualmente saudáveis.

    ResponderEliminar
  73. No exame do meu filho deu VMP 08,8 um³ bem abaixo de 6,5 - 11,0 mas no gráfico ta bem no meio, nao entendi.Mas ele tem 12 anos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      A informação que tem do relatório das análises está correcta uma vez que o valor de MPV do seu filho está dentro do intervalo dos valores de referência

      Eliminar
  74. Olá Dr. Plaquetas 218 mil/mm3 vpm 13.2 fl. Tá estranho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O número de plaquetas está dentro dos valores de referência mas quanto ao MPV esse está alto e poderá ter de ser estudado pelo seu médico assistente com vista a se perceber desse valor elevado.

      Eliminar
  75. meu exame deu plaquetas 83.000
    e vpm deu11.30 pode esclarecer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Seus valores representam um número inferior ao intervalo de referência para um MPV com valores superiores ao do intervalo de referência. Esta situação não é normal mas pode ser motivada por múltiplas causas pelo que deverá ser estudado pelo seu médico assistente com vista ao despiste da causa que motiva estas alterações destes parâmetros

      Eliminar
  76. Bom dia minha plaqueta deu 350.000 Mpv 10,50 tem algum risco

    ResponderEliminar
  77. Bom dia

    Seu MPV está acima do limite de referência com uma contagem plaquetária dentro do intervalo de referência. É de conjugar estes dados com outros clínicos e laboratorias e de outros exames complementares para despistar a causa deste aumento do MPV

    ResponderEliminar
  78. Boa tarde.

    Estando um paciente com o MPV acima do limite de referência qual o método é utilizado para normalizar o nível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      O MPV é um sinal e não uma doença. Não se devem tratar os sinais ou sintomas mas sim o que os origina tendo aqueles contributo importante para fazer do diagnóstico da patologia subjacente. Como tal, não se trata o MPV mas sim , o MPV ajuda a fazer um diagnóstico e tem contribuição no prognóstico e trata-se é a doença.

      Eliminar
  79. Olá, fiz o meu exame de sangue e todos os valores estão dentro dos padrões tanto no hemograma quanto no leucograma. No meu plaquetograma o valor para plaquetas deu 245 giga/L (dentro da referência apresentada pelo laboratório), mas o meu VPM deu 10.8 fL, acima do valor máximo de referência dado pelo laboratório de 10 fL. Isso tem algum significado? Está normal? Vi nos comentários que vocês utilizam outro valor para o limite máximo do VPM, qual seria o correto? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Os valores de referência de todos os parâmetros analíticos devem ser determinados em cada laboratório visto poder haver diferenças motivadas por muitos factores como idade.sexo, raça, localização ( ao nível do mar ou em altitude ), etc. Assim sendo deve considerar os valores de referência fornecidos pelo seu laboratório como os mais fidedignos para a população servida por esse laboratório, apesar de haver valores que são sensivelmente idênticos para todas as pessoas do mundo.
      Quanto ao facto de o limite máximo de referência ser de 10 fl e o seu MPV ser de 10.8 fl, é uma diferença sem significado que pode cair nos 2.5% de pessoas totalmente saudáveis que ficam acima do limite máximo de referência ou pode ser causado por um atraso na determinação do MPV que aumenta o valor de MPV in vitro.
      assim sendo, penso que não será motivo para se preocupar com esse facto.

      Eliminar
  80. Boa tarde...MV 11,3 fento litros é preocupante ou etá no limite?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Não é preocupante mas é caso para ser estudado com vista a saber do porquê desse valor de MPV e prevenir possíveis ( mas provavelmente improváveis ) consequências dessa valor.

      Eliminar
  81. Plaquetas 175.000 e MPV 8,1.. Esta normal?sexo feminino ..tenho 18 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Valores perfeitamente dentro dos limites de referência tanto para o número de plaquetas como para o MPV

      Eliminar
  82. Olá, minha plaquetas deu 133 mil/mm³ (baixo no valor de referencia) 150 a 450. E o MPV 10,10 % (achei estranho essa referecnia de % e não fl. O MPV está alto ou baixo? o exame acusou trombocitopenia. Qual a causa? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Apesar do valor de referência do número de plaquetas ser efectivamente 150000-400000/mm3, apenas é considerado um número inferior a 100000/mm3 um valor compatível com trombocitopenia.
      O MPV é uma medida de volume e como tal não é dado em valores percentuais, sendo normalmente dado em fentolitros ( fl ). Assim sendo deverá questionar o laboratório que lhe forneceu esse resultado qual o valor de referência.

      Eliminar
  83. Dr boa tarde, estou afita, meu hemograma deu plaquetas 262.000 e VPM 13,5 (ref fleury 9.2 a 12.6) 0,9ft, com hemoglibina 11,4 (ref. 12). Tive um rompimento de uma veia do nariz, que causou sangramento excessivo. Pode ser isso? E quanto aos indices? Estou tensa. Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O número de plaquetas está dentro do valor de referência e o MPV está elevado, podendo ser causa de eventos coagulatórios e não hemorrágicos.
      A sua situação deverá ser estudada pelo seu médico mas os dados apontados não indicam para um quadro de hemorragia pelo que essa deverá ser causada por outra situação a ser investigada.

      Eliminar
  84. Boa noite.
    Fiz um hemograma e minhas plaquetas deram 424.000 e o Vpm de 5.
    Deu uma leve anemia no exame.

    Devo me preocupar com o Vpm?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite
      Preocupar não mas vigiar sim. Eventualmente terá falta de ferro: anemia, plaquetas no limite superior da normalidade e com um MPV baixo pode apontar para isso.
      Junto do seu médico assistente fale-lhe desta eventualidade e da possibilidade de fazer um doseamento de ferritina sérica e ferro sérico, mas ele saberá melhor que ninguém como vigiá-la

      Eliminar
  85. Minhas plaquetas tao 230.000/mm3
    E meu mpv ta 11,1 FL 6-10,5 fl
    Tem algum problema ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O número de plaquetas é dentro dos valores de referência enquanto o MPV é ligeiramente aumentado relativamente ao valor de referência.
      Deverá, junto do seu médico assistente, tentar perceber o motivo desse ligeiro aumento do MPV que poderá ser meramente por erro pré-analítico ( por exemplo a demora na efectuação do hemograma ou o anticoagulante utilizado ) ou ter outra causa subjacente.

      Eliminar
  86. minhas contagem de plaquetas deu 132....já o volume medio laquetario deu 9,1...oque vc acha doutor?

    ResponderEliminar
  87. ola, meu mpv ta 9,1 volume medio plaquetario, e o total d plaquetas 132 mil, sera q tou gravemente doente?

    ResponderEliminar
  88. Bom dia

    Não é por esses dados analíticos que você terá alguma doença pois estão dentro dos limites referência

    ResponderEliminar
  89. Boa tarde,

    Fiz análises clínicas recentemente e os 3 únicos valores fora dos parâmetros normais foram:


    Volume Plaquetário Médio: 13,0 fl (valor refª: 6,5-12,4)
    Índice de Dispersão Plaquetária: 18,8 fl (valor refª: 9,5-15,3)
    HDLc: 49 mg/dl (valor de refª: >59

    Teste: Citometria de fluxo/Fluorescência

    As plaquetas estão a 213 e o plaquetócrito a 0,28

    Terei algum problema grave?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Dislipidemia é uma das muitas causas que podem provocar um aumento da MPV. No seu caso, além de ter MPV elevado também tem plaquetas com um tamanho dentro de um leque de valores bastante grande ( é isso que significa o Índice de Dispersão Plaquetária elevado ) pelo que deverá ter plaquetas pequenas, de tamanho dentro dos limites de referência e plaquetas gigantes. Eventualmente o colesterol não HDL ( LDL, VLDL, quilomicrons ) e mesmo o colesterol total poderão estar alterados ( aumentados ) o que indicaria no sentido de uma dislipidemia e sendo assim poderia ser esta a causa do aumento de MPV. Há que excluir uma hemorragia recente que também é uma causa de aumento de MPV com Índice de Dispersão Plaquetário de valor aumentado.
      O que sugiro é que, não se preocupando demais, recorra ao seu médico assistente para eventual estudo de dislipidemia ou outro que ele ache por conveniente, mas não me parece ser de gravidade o seu problema

      Eliminar
  90. Boa noite! Atividade física intensa pode alterar O MPV? No meu caso especificamente ficou 11.1 para o padrão de 6.1 a 9.5

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      A frase " actividade física intensa" pode ser de difícil interpretação piis essa alta intensidade pode ser a efectuada por um atleta a preparar-se para uns Jogos Olímpicos ou ser aquela que uma pessoa normal faz com treinos diários mas obviamente não necessitando de tanta intensidade.
      De qualquer modo não há uma relação directa entre actividade física intensa ( intensa mesmo ) e aumento de MPV, havendo no entanto teorias que relacionam uma descida de zinco sérico provocada por esforço físico intenso com aumento de MPV mas estas teorias ainda são muito discutíveis e não estão consensualmente aceites.

      Eliminar
  91. Minhas plaquetas estão 196.00 mais meu mpv 11,8 fl e normal

    ResponderEliminar
  92. Bom dia

    Enquanto o número de plaquetas se encontra dentro dos limites de referência habituais, já o MPV se encontra acima desses limites o que poderá querer significar que está anormal, e necessitará de ser estudada a razão disso pelo seu médico assistente, ou terá havido alguma interferência analítica ou pré-analítica que originou tal valor de MPV

    ResponderEliminar
  93. Respostas
    1. Boa noite

      Não se pode dizer nada sobre o estar infectado ou não pelo virus do VIH pelo valor do MPV

      Eliminar
  94. O número de plaquetas são de 274.00
    O meu VPM deu 11,7...
    sou mulher, tenho 24 anos, obesa, fumo e tenho andado muito enervada. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O número de plaquetas está dentro dos limites referência sendo que o MPV está elevado o que poderá ter como etiologia uma alteração lipídica dado referir "ser obesa". Deverá falar com o seu médico para despiste da causa desse MPV elevado mas que em princípio não deverá ser nenhuma causa de preocupação.

      Eliminar
  95. Meu resultado de plaquetas deu 485,estou surtando, devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Tem um valor de plaquetas dentro dos limites de referência pelo que nada se tem que preocupar no que a esse parâmetro diz respeito

      Eliminar
  96. Meu VPM de 66,00mm sendo sendo que os valores de referência são de 7,0 a 10,5. Já estou surtando com isso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      O MPV é um parâmetro cujas unidades são os fentolitros ( fl ) e não uma outra cujo símbolo seja um eventual " mm ". Como não é possível um MPV de 66 fl ( neste caso eventualmente teria havido um erro de teclagem com troca de fl por mm ), neste caso não entendo estes valores.

      Eliminar
  97. Boa tarde

    Ao fazer analises foi verificado um valor de plaquetas 503(valores refª entre 140-440)..este valor esta muito alto...o que pode significar?..estou bastante assustada pelo que pesquisei na internet..qual a sua opinião?..tenho um M.P.V de 8,3 e P.D.W 41,5

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Um valor dessa ordem não é preocupante, em princípio, sendo que muitas causas minor podem provocar esse ligeiro aumento que a maioria das vezes é auto-limitado. O que poderá fazer, só para descansar, é repetir a análise dentro de 1 mês após a anterior avaliação analítica

      Eliminar
  98. BOA TARDE ... FIZ O EXAME E MINHAS PLAQUETAS ESTAO 563.000 E O MPV 10,1 ... PRECISO ME PREOCUPAR ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Contagens de plaquetas desse valor podem não significar nada de preocupante uma vez que até pequenas hemorragias podem fazer subir o número de plaquetas para esses valores. O MPV está ligeiramente elevado, podendo ser provocado por causas fáceis de controlar como um concentração baixa de vitamina D, mas dependendo do contexto global deverá ser estudado pelo seu médico assistente para excluir outras causas. Na verdade existem muitas causas de aumento de MPV, sendo umas pouco mais que insignificantes enquanto outras nem tanto assim. De qualquer forma não me parece ser caso para preocupação e sim para investigação pelo seu médico asistente.

      Eliminar
  99. Fiz um exame mês retrasado e o resultado do MPV foi 12,7. Porém, esse mês o resultado foi 0,0. Será que foi eu que não soube ler o exame?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Enquanto o primeiro resultado pode muito bem ser o seu e apresenta um MPV elevado merecendo ser estudado para se saber a causa e como resolver essa situação, já o segundo resultado ( MPV de 0.0 fl ) não pode existir e algum problema ocorreu na realização das análises. O MPV significa Volume Médio Plaquetário. Como é fácil de entender o volume médio ( tamanho ) plaquetário pode ser normal, aumentado ou diminuído mas existindo plaquetas elas obrigatoriamente têm um volume, qualquer que ele seja e assim nunca pode ser de zero.

      Eliminar
  100. Meu exame deu alteração no LEUCÓCITOS: 9.200 /mm³ este é o valore referência( 4.000 - 11.000)
    Segmentados: 59,1 5.437 /mm³
    Eosinófilos: 1,2 110 /mm³
    Basófilos: 0,7 64 /mm³ Monócitos: 4,2 386 /mm³
    Linfócitos: 34,8 3.202 /mm³
    E minhas plaquetas deu
    Plaquetas: 261.000 /mm3
    Valores de referência:
    Plaquetas: 140.000 - 440.000/mm3
    VPM: 9,1 fL valor de referência VPM: 9,2 a 12,6 fL
    Devo me preocupar com o resultado o é normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde

      Todos os resultados dentro dos valores de referência. Nada de preocupações por esses valores

      Eliminar
  101. Olá boa noite fiz um hemograma e deu
    LEUCÓCITOS: 9.200 /mm³ este é o valor de referência( 4.000 - 11.000)
    Segmentados: 59,1 5.437 /mm³
    Eosinófilos: 1,2 110 /mm³
    Basófilos: 0,7 64 /mm³ Monócitos: 4,2 386 /mm³
    Linfócitos: 34,8 3.202 /mm³ o linfócitos deu a baixo do valor de referência e minhas plaquetas
    Plaquetas: 261.000 /mm3
    Valores de referência:
    Plaquetas: 140.000 - 440.000/mm3
    VPM: 9,1 fL este é o valor de referência VPM: 9,2 a 12,6 fL
    Devo me preocupar com as alterações nos resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia

      Todos os resultados são perfeitamente compatíveis com a normalidade

      Eliminar
  102. Boa tarde!
    Tenho 34 anos fiz hemograma pela 1 vez,plaquetas constam 131.000 no exame o parametro diz de 140.000 a 400.000 e o mpv 10,24 estou correndo algum risco elevado? Obg!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      Não me parece que esteja a correr risco elevado mas era talvez bom, junto com o seu médico assistente, averiguar do porquê desse alto MPV

      Eliminar
  103. PLAQUETAS : 205000 /µL
    MPV : 4,85 ????/
    criança de 3 anos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde
      A primeira coisa a fazer , na minha prespectiva, é confirmar esse MPV fazendo nova análise pois é muito baixo. Depois de confirmar, se confirmar , então deverá juntamente com o seu médico assistente, ser estudado para despiste da etiologia

      Eliminar