domingo, janeiro 17, 2021

Vitamina D na mitigação da pandemia da Covid 19

 

Vitamina D na mitigação da pandemia da Covid 19


Estudos diversos ligam a concentração sérica da vitamina D com a gravidade clínica da Covid 19.


A vitamina D pode ser um eficaz adjuvante na terapia da Covid 19 para reduzir o impacto de Sars CoV 2, particularmente nas regiões onde a carência de vitamina D é prevalente.

Muitos estudos demonstraram uma ligação entre carência de vitamina D e um mais elevado risco de desenvolvimento de formas graves de Covid 19, bem como da sua mortalidade, sendo que a reposição dos níveis séricos da vitamina D para concentrações de normalidade reduzem as hipóteses de infecção grave por Sars CoV 2.



Foi demonstrado que o sistema endócrino da vitamina D está envolvido em diferentes processos biológicos e vias biológicas que influenciam não só o sistema musculo-esquelético mas também outras patologias. Sabe-se que a vitamina D pode interferir nas doenças infecciosas e respiratórias. A vitamina D tem acção na imunidade, inflamação e reparação epitelial. Propriedades imunorreguladoras são comprovadamente atribuídas à 1,25-dihidroxivitamina D. Viroses, particularmente do aparelho respiratório, são comprovadamente combatidas pela vitamina D.

Aumento do nível de melanina, dada a sua acção contrária à função da vitamina D, tem-se vindo a demonstrar estar entre os factores capazes de agravar a clínica dos doentes infectados por Sars CoV 2.



Covid 19 é um síndrome primariamente respiratório mas que afecta outros órgãos e sistemas como o gastrointestinal ou sistema nervoso central, bem como o sistema imune nos casos graves e daí a hipótese de prescrição da vitamina D tenha acção benéfica sobre a mortalidade com atenuação da severidade da doença e níveis séricos de marcadores inflamatórios atenuados.

Vitamina D pode ajudar a regular o sistema imune graças a receptores que se encontram nas células do sistema imune inato. A vitamina D também suprime a resposta adaptativa imune nas células epiteliais pulmonares afectadas e assim previne os efeitos adversos dos agentes pró-inflamatórios nos locais afectados.


Factores inflamatórios libertados pelas células nos processos virais são combatidos pela vitamina D que dessa forma protege as células

Sem comentários:

Enviar um comentário