terça-feira, julho 23, 2013

Proteína β-2-microglobulina

Proteína β-2-microglobulina


A proteína β-2-microglobulina é a cadeia leve proteica que constitui, em conjunto com as cadeia pesadas α1, α2 e α3, os antigenes da classe I do HMC ( complexo major de histocompatibilidade ) que ajudam o sistema imunológico a identificar as moléculas próprias do organismo, e que são existentes na maioria das células nucleadas do organismo.
A β-2-microglobulina é uma proteína de 11.8 KDa, e que forma uma das cadeias do complexo major de histocompatibilidade na superfície da mucosa das células, sendo as outras 3 cadeias a α1, α2 e α3. Esta proteína apresenta os antigenes aos linfócitos T citotóxicos.
A semi-vida da β-2-microglobulina é de 2,5 horas.



Devido à β-2-microglobulina ser reabsorvida nos túbulos renais, uma lesão renal pode fazer subir a concentração sérica da β-2-microglobulina. A síntese e libertação da β-2-microglobulina pode ser induzida pela acidose, endotoxinas ou citoquinas inflamatórias.
A β-2-microglobulina associa-se a um mau prognóstico em diversas patologias linfoproliferativas, como o mieloma múltiplo e linfoma.
Altas concentrações de β-2-microglobulina são mais frequentes entre doentes mais idosos e que apresentam elevação da creatinina sérica, bilirrubinemia e fosfatase alcalina sérica, com hipoalbuminemia e doença das células B.



Níveis mais altos de β-2-microglobulina associam-se a mais alto risco de doença do sistema nervoso central.
O doseamento da β-2-microglobulina, tanto no soro como na urina, tem sido considerado um bom marcador da activação do sistema imune celular, bem como marcador tumoral de certas patologias hematopoiéticas. A β-2-microglobulina serve como indicador da filtração renal. O intervalo de referência para a concentração da β-2-microglobulina na urina é de 0-0.3 μg/ml, enquanto que no soro varia entre 0-3 μg/ml.



Baixas concentrações de β-2-microglobulina indicam diminuição da actividade da doença ( mieloma múltiplo, linfoma, leucemia ), ou ausência destas patologias, mas no entanto este marcador nunca é usado, nem deve ser, para excluir aquelas patologias na ausência de outros testes complementares de diagnóstico. Pelo contrário, aumento da concentração de β-2-microglobulina reflete aumento da actividade da doença, podendo ser um bom indicador no follow-up destas patologias.


http://www.youtube.com/watch?v=vrFMWyJwGxw

O valor absoluto da concentração da β-2-microglobulina tem menor importancia que o historial dos valores, excepto em situações muito particulares, como o mieloma múltiplo, nos quais valores inferiores a 4 μg/ml foram associados a maior sobrevivência.
Aumento de β-2-microglobulina indica alteração da reabsorpção tubular renal. Determinações séricas e na urina podem auxiliar no diagnóstico diferencial entre uma patologia de activação celular e uma patologia renal.
Em patologias linfoproliferativas com gamapatia monoclonal de IgG ( mieloma múltiplo ), linfomas ou LLC, verificam-se concentrações de β-2-microglobulina significativamente elevadas, mas níveis elevados de β-2-microglobulina não podem ser usados, por si sós, como dados para fazerem o diagnóstico.



Na doença de Waldenström, níveis de β-2-microglobulina influenciam no tempo do tratamento e prognóstico de sobrevivência. No mieloma múltiplo, valores inferiores a 4 μg/ml são indicadores de melhor prognóstico.


Modelo proposto da via do complexo major de histocompatibilidade classe I
Abreviaturas usadas: CNX ( calnexina ), CRT ( calreticulina ), HC ( cadeia pesada ), β2m ( β-2-microglobulina ),
TAP ( transportador associado com o processamento de antigenes ), ER ( retículo endoplasmático )

A β-2-microglobulina acumula-se no soro dos doentes com insuficiência renal. A principal causa desta subida é a diminuição da clearance, mas o estado urémico pode originar um aumento de produção de β-2-microglobulina. Em alguns doentes pode haver depósito nos espaços articulares e causar sinovite, fenómeno este denominado amilóide relacionado com diálise ou AB-amilóide.

Em doentes com HIV positivo, níveis aumentados de β-2-microglobulina mostram uma correlação inversa com a contagem dos linfócitos T CD4+, e indica progressão da doença.
Doenças neurológicas, do sistema nervoso central, como esclerose múltipla, doença neuro-Behçet, sarcoidose, complexo demência AIDS e disseminação meníngea de doenças malignas hematológicas cursam com aumento da β-2-microglobulina no líquor.

Autores advogam que a espondilite anquilosante é, pelo menos em parte, devida à deposição de β-2-microglobulina nas articulações.

Pode ser útil a determinação de β-2-microglobulina, em doentes que fizeram transplante renal, pois pode dar sinais precoces de rejeição, e é também de utilidade na monitorização de pessoas expostas a altos níveis de metais pesados, nomeadamente exposição por motivos profissionais a cádmio e mercúrio.

Em pacientes com patologia renal, níveis aumentados de β-2-microglobulina no sangue e baixos na urina indicam alterações da função glomerular. Pelo contrário, se o doente mostra níveis mais baixos no sangue e altos na urina, é muito provável haver patologia tubular.


Níveis aumentados de β-2-microglobulina podem aparecer em situações com taxa de produção ou destruição celular elevada, infecções graves, infecções a vírus como o CMV e patologias que activam o sistema imune, tais como condições inflamatórias e doenças auto-imunes. Também pode aumentar o nível de β-2-microglobulina a ingestão de certas drogas como aminoglicosídeos, lítio, ciclospurina, cisplatina e carboplatina.

Uma função importante e adicional da β-2-microglobulina é a associação com HFE, que juntas regulam a expressão da hepcidina no fígado, com a sua normal acção sobre o seu receptor – a ferroportina - na membrana citoplasmática dos enterócitos e macrófagos para degradação, resultando num uptake diminuído do ferro dietético ou do ferro libertado dos eritrócitos reciclados, respectivamente. Perda desta função origina hemocromatose.

Facto importante, quando se determina a concentração da β-2-microglobulina na urina, é esta não ser estável em urinas com pH inferior a 5.5

Sem comentários:

Enviar um comentário