terça-feira, dezembro 04, 2012

Budesonida

Budesonida


Budesonida, um glicocorticóide com efeitos laterais relativamente leves, dado  aplicar-se de forma tópica, apresenta interesse em gastroenterologia, seja na forma de enemas como por via oral. Actua como inibidor da fosfolipase A2, prostaglandinas, leucotrienos e factor de activação plaquetário.
Nos adultos é administrado por via oral, geralmente em 3 tomas diárias, numa dose de 9 mg/dia.
A budesonida apresenta as mesmas contra-indicações dos corticóides em geral, mas são significativamente mais leves embora apresente uma actividade sistémica também relativamente mais ligeira, devido à inactivação hepática rápida.
Após ingestão per os, a farmacocinética mostra-se afectada pela função hepática comprometida, como se evidencia por uma biodisponibilidade sistémica aumentada. Já quando a via de administração é a endovenosa, a farmacocinética da budesonida é similar nos doentes cirróticos comparativamente com os que não apresentam alteração da função hepática. A exposição sistémica da budesonida administrada oralmente é várias vezes aumentada pela administração oral de cetoconazol, conhecido inibidor da CYP3A4 no fígado e mucosa intestinal.
Uso crónico da budesonida, em doses excessivas, pode provocar efeitos laterais sistémicos dos glucocorticoides, tais como hipercorticismo e supressão das suprarrenais.
A budesonida não pode ser administrada a grávidas, por riscos de anormalidade no desenvolvimento fetal.

Budesonida  está contraindicada em situações de infecções locais ou sistémicas bacterianas, virais ou fúngicas, bem como nos casos em que exista hipersensibilidade à budesonida.
Não estão descritas interacções da budesonida com drogas utilizadas na DII. Mulheres a fazerem esteróides ou contraceptivos orais podem apresentar concentrações séricas de budesonida aumentadas.
A inibição pela budesonida do metabolismo via CYP3A4 de outras drogas é improvável, pois a budesonida tem fraca afinidade por esta enzima. Já a inibição da CYP3A4, por exemplo pelo cetoconazol, pode levar ao aumento da concentração sérica da budesonida.


                 ↓ CYP3A4 => budesonida ≠> alteração CYP3A4

Os efeitos laterais são, em geral, leves a moderados, e sem características sérias. Efeitos cushingóides, típicos dos glucocorticóides sistémicos, podem surgir e seu grau é dependente de vários factores como dose, duração do tratamento, ingestão prévia e concomitante de glucocorticóides bem como da sensibilidade individual. Outros efeitos laterais que podem surgir são dispneia, tremores, cãimbras musculares, nervosismo, reacções cutâneas ( urticária ou rush ), palpitações, visão embaciada e distúrbios menstruais.
Como corticóide que é, a suspensão do tratamento com budesonida tem de ser feito seguindo um plano de desmame. A budesonida apresenta uma acção anti-inflamatória local significativa..
Acções anti-inflamatórias, como a inibição da libertação de mediadores inflamatórios ou respostas imunológicas mediadas por citoquinas, são importantes na doença de Crohn. A budesonida, por ser de acção tópica, apresenta eficácia semelhante à da prednisolona mas com efeito no eixo hipotálamo-hipófise-adrenal significativamente menor bem como sobre os marcadores sistémicos inflamatórios.

A budesonida pode ter de ser tomada com precauções, ou mesmo suspensa, quando o doente tem sarampo, varicela, tuberculose ou quando tem glaucoma. - A budesonida diminui a taxa de recaída em doentes com doença de Crohn em fase de remissão e aumenta o período dessa remissão.

4 comentários:

  1. Normalmente são minoritários os casos de efeitos colaterais para quem usa a Budesonida? E esse medicamento pode ser tomado por tempo indeterminado? Ele influencia o sistema imunológico?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite

      Budesonida é um corticóide com os efeitos laterais dos corticóides mas mais leves dado ser de utilização tópica. Os corticóides não se usam por tempo indeterminado podendo ser usados por um período mais ou menos longo mas não é medicamento para se tomar "a vida toda". O mecanismo de acção e efeitos laterais do budesonide é o mesmo de qualquer outro corticóide.

      Eliminar
  2. Prezado Horácio, pode-se afirmar, então,que a Budesonida na maioria dos casos causará efeitos colaterais muito leves a ponto de serem pouco ou quase imperceptíveis, na grande maioria dos casos? O efeito "corcova de búfalo" também ocorre com a Budesonida?E o grande aumento de peso e a "face redonda"?

    ResponderEliminar
  3. Boa noite

    Sim, na maioria das situações a Budesonida causa efeitos colaterais leves ou mesmo ausentes mas isso não significa que por vezes, raramente, não possa causar efeitos laterais como os mencionados. No entanto é mais raro estes efeitos colaterais manifestarem-se com Budesonida comparativamente com outros corticóides.

    ResponderEliminar