Vitamina
C
O
ácido ascórbico, também chamado de vitamina C ou ácido
l-xiloascórbico, tem uma semi-vida de 13 a 40 dias, uma acidez de
4.17, mostrando-se solúvel em água mas pouco solúvel em solventes
orgânicos. Este composto é utilizado na hidroxilação de várias outras moléculas, em reacções bioquímicas que se originam nas células. A principal função da vitamina C é a hidroxilação do colagéneo, a proteína fibrilar responsável por conferir a resistência aos ossos, dentes, tendões e paredes vasculares. A vitamina C transforma os radicais livres de oxigéneo em formas inertes, sendo assim um antioxidante poderoso. A vitamina C também participa na síntese de neurotransmissores e hormonas.
Temperaturas altas por um período de tempo prolongado destroem a vitamina C. Em alimentos frescos guardados por longo período de tempo, a vitamina C sofre oxidação irreversível que causa a perda da sua actividade biológica.
A vitamina C encontra-se fundamentalmente na forma de ascorbato no meio intracelular e ao pH habitual. A desidratação da prolina do colagéneo é uma das mais importantes funções da vitamina C. Para manter a estrutura tridimencional correcta, o colagéneo necessita de ter resíduos de prolina desidratados, sob a forma de hidroxiprolina. Esta hidroxilação da prolina é feita pela acção da enzima prolil-4-hidroxilase. A acção do ascorbato nesta hidroxilação não é feita de forma directa, sendo que a redução do ferro férrico ( Fe3+ ) é necessária, participando na catálise enzimática, passando a ferro ferroso ( Fe2+ ).
Na desintoxicação do peróxido de hidrogéneo tem acção o ascorbato, tendo esta reacção a enzima ascorbato peroxidase como catalizador, capaz de reduzir o peróxido de hidrogéneo a água sendo o redutor o ascorbato.
As acções da vitamina C, em doses moderadas, no organismo humano são:
- auxilia na formação dos ossos e dentes
-
aumenta a resistência às doenças
-
previne doenças infecciosas e fraqueza muscular,
particularmente em doentes com escorbuto
-
ajuda o sistema imunológico e a respiração celular
-
estimula as supra-renais e protege os vasos sanguíneos
-
a vitamina C tem papel importante no normal funcionamento dos leucócitos
-
é um importante suplemento no tratamento de neoplasias
O ácido ascórbico ( vitamina C ) aumenta a geração de 5hmC por actuar como cofactor de TET 2.
A
carência da vitamina C provoca a sua avitaminose designada por
escorbuto.
.
A vitamina C é um composto muito instável que reage com o oxigéneo do ar, com a luz e até mesmo com a água. É destruída de forma rápida uma vez feita a sua exposição. A vitamina C da fruta reage e desaparece em menos de 1 hora.
Sem comentários:
Enviar um comentário