quinta-feira, dezembro 06, 2012

Messalazina

Messalazina


Um medicamento muito utilizado no tratamento da doença de Crohn é a messalazina. Tem, no entanto, um problema muito comum que é o facto de muitas vezes o comprimido ser eliminado praticamente inteiro pelas fezes, indicando que há má absorpção desta droga. Quando estes comprimidos são ministrados sob a forma de sachê com microgrânulos ( Pentasa ), a absorpção é muito melhor.

A messalazina é um anti-inflamatório local capaz de actuar na parede intestinal, sendo a sua actividade terapêutica dependente do contacto da droga com a parede intestinal inflamada. Quando administrada sob a forma de grânulos de acção prolongada, a sua libertação é contínua, no tracto gastrointestinal independentemente do pH intestinal presente.
Após administração de messalazina por via oral, os grânulos chegam ao duodeno ao fim de 1 hora, independentemente de administração de alimentos. O tempo médio do trânsito intestinal é de 3-4 horas. O tempo médio de início de efeito é individual uma vez que depende de pessoa para pessoa o tempo do peristaltismo intestinal. Este tempo de início de acção também depende do local das lesões, sendo tanto mais rápido o início quanto mais proximal for a doença.

Sem comentários:

Enviar um comentário