quinta-feira, dezembro 13, 2012

Interesse da pesquiza do sangue oculto na doença de Crohn


Interesse da pesquiza do sangue oculto na doença de Crohn

Geralmente, fezes com sangue são um sinal de patologia do tubo digestivo, que pode ser localizada da boca até ao ânus. Pode estar presente em pequenas quantidades, que não se observam a olho nu, e são detectadas apenas pelo exame do sangue oculto nas fezes.
A cor das fezes orienta para o local da lesão, e exames endoscópicos e/ou radiológicos são utilizados para fazer o diagnóstico preciso para a localização da lesão.
As fezes podem variar na cor, desde pretas ( devido ao sangue digerido de origem alta ), até vermelhas vivas ( da parte final do cólon, reto ou ânus ) passando por magenta ( de origem no íleo ou cólon proximal ). A cor das fezes deve, no entanto, levar a descartar uma origem na dieta e não ser consequência de uma hemorragia digestiva.

A doença de Crohn é uma, entre muitas, patologia que causa hemorragia do tubo digestivo.

O teste do sangue oculto foi elaborado para detectar se há hemorragia, do tubo digestivo, não vísivel. A presença de hemorragia digestiva, visível ou não, pode significar patologia grave, ou não, que deve ser diagnosticada. Muitas lesões intestinais podem ter, como manifestação inicial, hemorragia não visível. A pesquiza de sangue oculto nas fezes é um teste inócuo do despiste de lesões sangrantes do tubo digestivo, como o cancro do cólon, mas a positividade, se bem que signifique presença de lesão sangrante não é sinónimo de cancro, mas sim, que há uma lesão causadora de hemorragia, lesão essa que pode ser benigna, tal como pólipo intestinal ( que muitas vezes é, no entanto, uma lesão pré-maligna ), doença inflamatória intestinal ou outras patologias. O exame é feito em uma ou várias amostras de fezes, colhidas em dias seguidos. Actualmente, utiliza-se uma técnica imunológica específica, de anticorpos monoclonais, para o sangue humano que evita falsos positivos causados pela presença de outras substâncias, geralmente presentes nas fezes com origem na alimentação. Os testes tradicionais de pesquiza de sangue oculto têm vários factores interferentes obrigando a dietas próprias, com exclusão de certos alimentos como carne, verduras, e outros e implica absterem-se os doentes de certos procedimentos, como lavar os dentes; também a vitamina C pode causar falsos positivos.
O teste de sangue oculto não tem valor nos casos de pacientes com hemorróidas, físsuras anais ou uso de anticoagulantes.

Na doença de Crohn, e dada a maior friabilidade da mucosa intestinal e presença de úlceras da mucosa, pode haver moderada a severa perda de sangue, de origem intestinal, por acção da passagem dos alimentos pela mucosa colónica. Esta hemorragia, se moderada a grave e/ou crónica, pode originar anemia de grau variável dependendo daqueles factores.

A pesquiza do sangue oculto, embora para o despiste de lesão maligna do cólon apresente sensibilidade e especificidade baixas ( da ordem dos 50% ), é, no entanto, um exame que deve ser feito para screening, pelo seu baixo custo e facilidade de obtenção das amostras. Um resultado positivo implica a realização de uma colonoscopia.

A doença de Crohn é uma doença que ataca todo o tubo digestivo, sendo transmural e causadora de diarreia crónica e dor abdominal. O movimento dos alimentos, através do intestino, pode causar hemorragia do tecido inflamado, pelo atrito resultante, mas o intestino pode sangrar também por si só. A hemorragia pode-se tornar visível, com eliminação de sangue vivo, ou ser sangue digerido ou mesmo sangue oculto o sangue perdido. Esta hemorragia pode causar anemia com toda a sintomatologia daí proveniente.
O sangue nas fezes pode ser bem visível, mostrando-se à volta das fezes, podem-se notar pequenos riscos de sangue nas fezes ou o sangue pode estar presente em todo o bolo fecal deixando-o negro, pastoso e muito fétido.

A doença de Crohn é a causa mais comum de lesões ulceradas no intestino delgado, que se manifestam, habitualmente, por hemorragia crónica leve e anemia. Hemorragia grave é muito rara. Na doença de Crohn, as lesões hemorrágicas localizam-se no intestino delgado apenas em 15% dos casos, e, dos doentes com acometimento do intestino delgado, 20% destes apresentam hemorragia como primeira manifestação.

Sem comentários:

Enviar um comentário