quinta-feira, dezembro 06, 2012

Doença de Crohn - IL-27

Doença de Crohn - IL-27



A IL-27 foi identificada como sendo uma molécula capaz de parar o processo inflamatório, resultando no final no bloqueio de várias patologias auto-imunes, entre as quais se inclui a doença de Crohn. Esta descoberta pode ter implicações relevantes nos doentes com doença de Crohn a fazerem imunossupressores.
A IL-27 é uma interleuquina necessária à formação das células T reguladoras ( Tregs ), células estas capazes de pararem vários tipos de inflamações e que normalmente mantêm uma cobertura em resposta inflamatória durante infecções. A IL-27 utiliza a via JAK-STAT de sinalização, necessitando da activação JAK 1, JAK 2 e TYK 2.
A supressão da inflamação, para além de ser uma capacidade da IL-27, também é uma capacidade do alfa-interferão ( alfa-INF ) que utiliza a via JAK-STAT de transdução de sinal pelo JAK 1 e TYK 2.
.
A sintomatologia da DII é prevenida e aliviada, comprovadamente, pelo exercício físico, que tem também acção na melhoria dos níveis da densidade óssea, melhoria geral da saúde psicológica e gestão do stress através da estimulação das endorfinas.
A resposta do sistema imunológico também é aumentada pela prática de exercício físico. Os doentes que praticam exercício físico apresentam uma recuperação pós-cirúrgica mais rápida comparativamente com os que não praticam exercício físico. A massa muscular e o aumento da flexibilidade muscular são recuperados mais facilmente com a prática de exercício físico.O exercício físico tem acção sobre a prevenção de perda de proteínas e do cálcio dos ossos. O exercício físico também previne a formação de coágulos sanguíneos.
A natação é o melhor exercício físico para estes doentes atingirem os objectivos citados atrás.

Sem comentários:

Enviar um comentário