quinta-feira, dezembro 06, 2012

Probióticos

Probióticos


Lactobacillus acidophillus, um probiótico frequente constituinte de iogurtes, possui uma enzima capaz de aumentar, na mucosa intestinal, a reacção inflamatória. Desencadeia, também, a síntese de uma molécula imunológica benéfica, a IL-10m, reguladora do sistema imunológico.

Os probióticos actuam por influenciarem o sistema imunológico, estimulando as células imunológicas protectoras ou bloqueando actividades prejudiciais das células imunes.

A interacção da microflora intestinal, epitélio intestinal e células imunológicas do hospedeiro actuam na manutenção imunológica da homeostasia intestinal. Disfunção imunológica que leva à inflamação característica das DII é resultado da desregulação daquele equilíbrio. As citoquinas pró-inflamatórias jogam um papel primordial neste processo inflamatório, iniciando a diferenciação das células patogénicas Th1 CD4+, que estão muito envolvidas na DII e particularmente na doença de Crohn.
A doença é mitigada pela inibição das células Th1 CD4+

A IL-23, à semelhança do que acontece com a IL-2, também está implicada no desenvolvimento de várias patologias auto-imunes, entre as quais se incluem as DII.
Os probióticos são capazes de produzirem lactocepina, enzima capaz de degradar, de forma selectiva, mediadores inflamatórios em tecido doente, as quimiocinas*.  As quimiocinas, como parte da resposta "normal" imune, são necessárias na orientação das células de defesa para o local da infecção. Nas doenças crónicas, como por exemplo na doença de Crohn, funciona de modo incorrecto o mecanismo de defesa contra os agentes infecciosos. Quimiocinas, como a IL-10, por impedirem a cicatrização dos tecidos, têm acção na lesão tecidular devida a processos inflamatórios crónicos.


*As quimiocinas fazem parte de uma família especializada de citocinas, que funcionam como potentes mediadores ou reguladores da inflamação, pela habilidade de recrutar e ativar subpopulações específicas de leucócitos. As quimiocinas são uma grande familia de citocinas estruturalmente homólogas que estimulam o movimento dos leucócitos e regulam a migração destes do sangue para os tecidos, são citocinas quimiotáticas, além de estimular a produção de novas citocinas e auxiliar em diferenciações celulares. As quimiocinas envolvidas em reações inflamatórias são produzidas por leucócitos ou células residentes do local da inflamação, em resposta a estímulos externos, e as quimiocinas que regulam o tráfego celular através dos tecidos são produzidas constitutivamente por várias células nesses tecidos

Sem comentários:

Enviar um comentário